Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
Sarna comum (Streptomyces spp.)

Hospedeiro: Solanum tuberosum L. (batata)

Agente causal: Streptomyces spp. (sarna da batata)

Etiologia: a sarna comum é ocasionada por bactérias do gênero Streptomyces. Esse gênero contém mais de 579 espécies e a maior parte delas é saprófita que vive no solo, participando do processo de ciclagem de nutrientes, produzindo enzimas hidrolíticas para degradação de polímeros derivados de plantas e/ou animais, como celulose, lignina e quitina. Atualmente há cerca de 14 espécies descritas que estão associadas à sarna da batata. As bactérias do gênero Streptomyces são Gram positivas, possuem estrutura filamentosa e esporos, uma alta proporção de citosina e guanina no DNA (66 a 78%) e em sua maioria um único cromossomo linear. O ciclo de vida de Streptomyces é complexo, com produção de hifas aéreas que se diferenciam formando cadeias de esporos. Os esporos são uninucleados, resistentes a dessecação e podem ser carregados pela água ou por nematóides e artrópodes presentes no solo. O crescimento do micélio vegetativo não ocorre indefinidamente. A privação de nutrientes e outros fatores ambientais ativam o desenvolvimento de hifas aéreas, que se fragmentam formando as cadeias de esporos. A cadeia de esporos de Streptomyces pode apresentar diferentes formatos e os esporos, diferentes colorações, sendo essas, características taxonômicas importantes.

Sintomas: os sintomas induzidos se manifestam na superfície dos tubérculos, sob a forma de lesões do tipo sarna superficial, profunda, reticulada, avermelhada, estrela, entre outros, dependendo da espécie envolvida, quantidade de inoculo inicial, tempo de infecção, tipo e pH do solo, umidade, temperatura e resistência/suscetibilidade da variedade cultivada, presença de antagonistas e matéria orgânica no solo (Figura 1). O tipo mais comumente encontrado é o da sarna profunda, onde lesões ligeiramente enraizadas e corticosas de formato irregular se expandem na superfície do tubérculo ou formam cavidades de profundidade viariável (1 a 5 mm), de coloração escura e aspecto rugoso.

Importância: a sarna da batata é uma das doenças mais importantes economicamente, reduzindo consideravelmente a comercialização do produto devido aos sintomas externos causados nos tubérculos. As lesões afetam a qualidade dos tubérculos, causando grandes perdas no valor comercial e rejeição do produto tanto para o consumo in natura, quanto para o processamento e produção de tubérculos-semente. A doença pode afetar a produtividade e qualidade de tubérculos com danos que variam de 15 a 100%.

Ocorrência: a sarna comum da batata ocorre praticamente em todas as regiões onde se cultiva a batata no Brasil e a incidência e severidade da doença podem variar de acordo com a região produtora e época de plantio, tipo de solo, bem como das variedades utilizadas.

Manejo: as tentativas de controle da sarna comum têm sido efetuadas de várias maneiras, como utilização de produtos químicos, irrigação do terreno após o início da tuberização, adição de matéria orgânica ao solo, tolerância de variedades, aumento da acidez do solo, rotação de culturas, controle biológico e nutrição das plantas. Entretanto, nenhuma das práticas mencionadas possibilitará um controle efetivo da doença se empregada isoladamente.

Referência consultada

EUZÉBY, J. P. LPSN (List of prokaryotic names with standing in nomenclature internet) Disponível em: www.bacterio.cict.fr/index.html. 

HOOKER, W. J. Common Scab. In: Compendium of Potato Diseases. W. J. Hooker ed. Americam Phytopathological Society.125 p, p. 33-34, 1981.

LIN, Y.-S. et al. The chromosomal DNA of Streptomyces lividans 66 is linear. Mol. Microbiol. 10: 923-933, 1993.

LORIA, R.; KERS, J.; JOSHI, M. Evolution of plant pathogenicity in Streptomyces. Annu. Rev. Phytopathol. 44: 469-487, 2006.

SHIRLING, E. B.; GOTTLIEB, D. Methods for characterization of Streptomyces species. Int. J. Syst. Bacteriol. 16: 313-340, 1966.

Autores: Suzete Aparecida Lanza Destéfano; Júlio Rodrigues Neto; Daniele Bussioli Alves Corrêa , Instituto Biológico
E-mail: suzete.destefano@sp.gov.br

 
Publicado em: 01/03/2016
Atualizado em: 01/03/2016
Clique na imagem para ampliar
  Instituto Biológico
  Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252
  Vila Mariana - - CEP 04014-002- São Paulo - SP - Brasil
  (11) 5087-1700
                                                                                                         Número de visitas:
                                                                                                                   13.513