Sexta-Feira, 29 de Março de 2024
Oídio (Oidium lycopersici, Oidiopsis haplophylli (Leveilula taurica))

Etiologia: O fungo Oidium lycopersici caracteriza-se por apresentar conídios elípticos, hialinos, crescendo em cadeia sobre conidióforos curtos, não ramificados, produzidos em micélio superficial. A absorção dos nutrientes do hospedeiro é feita via haustórios. Oidiopsis haplophylli apresenta haustórios globosos, moderadamente lobados com 15-30 mm de largura. Os conidióforos emergem dos estômatos, medindo de 200-700 x 3,7 a 7,4mm, sendo alguns deles divididos em duas a três ramificações. Os conídios apresentam coloração branco palha e originam-se predominantemente solitários e na porção terminal. O fungo apresenta dois tipos de conídios sendo o primário de formato lanceolado, normalmente com um bico apical e o secundário com formato cilíndrico a elipsóide. Os conídios primários e secundários apresentam dimensões que variam de 30-80 x 12-22 mm. Em geral, temperaturas amenas e/ou elevadas associadas à baixa umidade são condições favoráveis à ocorrência da doença.

Sintomas: Quando a doença é causada por O. lycopersici verifica-se o crescimento generalizado de um mofo pulverulento branco sobre folíolos, pecíolos, pedúnculos e caule, constituído de micélio e estruturas de frutificação do fungo. Os órgãos afetados pela doença tendem a amarelar e secar rapidamente. A doença é favorecida por temperaturas amenas e baixa umidade. No caso de O. haplophylli, observa-se primeiramente a formação de manchas amareladas na página superior dos folíolos, acompanhadas pela formação de um crescimento esbranquiçado na face inferior das mesmas. Com o passar do tempo, as manchas amareladas tornam-se necróticas, podendo destruir completamente folhas e folíolos. A doença manifesta-se inicialmente nas folhas mais baixas e rapidamente atinge as mais novas. 

Importância: A doença pode afetar diretamente a produtividade e qualidade dos frutos sendo mais comum em condições de cultivo protegido.

Ocorrência: No Brasil, a doença ocorre em todas regiões produtoras.

Manejo:

Evitar novos plantios próximos a áreas em final de ciclo.

Controle de plantas invasoras.
Além de eliminar plantas concorrentes auxília  na eliminação de hospedeiros alternativos.

Fungicidas.
O uso de fungicidas registrados no controle dos Oidios deve seguir as recomendações do fabricante quanto a dose, volume, intervalo e número de aplicações, intervalo de segurança, uso de equipamento de proteção individual (EPI) etc. Os fungicidas oficialmente registrados encontram-se no Agrofit (http://extranet.agricultura.gov.br/agrofit_cons /principal_agrofit_cons). Para evitar casos de resistência a fungicidas específicos (móveis na planta) recomenda-se que esses sejam utilizados de forma alternada ou formulados com produtos inespecíficos (contato); que se evite o uso repetitivo de fungicidas com o mesmo mecanismo de ação e não se faça aplicações curativas em situações de alta pressão de doença.

 

Bibliografia consultada.

AGRIOS, G.N. Plant Pathology (5 ed). Elsevier Academic Press. 2005. 919 p.

KUROZAWA, C.; PAVAN, M.A. Doenças do tomateiro (Lycopersicon esculentum). In: KIMATI, H.; AMORIN, L.; REZENDE, J.A.M.; BERGAMIN FILHO, A.; CAMARGO, L.E.A. (Eds.). Manual de Fitopatologia: Doenças das Plantas Cultivadas. 4. ed. São Paulo: Ceres, 2005. v. 2, p.607-626.

LOPES, C. A.; ÁVILA, C. A Doenças do tomateiro. Brasília: Embrapa Hortaliças, 2005. 151p.

TÖFOLI, J.G; DOMINGUES, R.J. Doenças fúngicas. In: Aspectos Fitossanitários do Tomateiro. Boletim Técnico. São Paulo, v. 27, p. 36 – 56, 2013, 119p.

TÖFOLI, J.G; DOMINGUES, R.J. Doenças fúngicas do tomateiro. In: Tomate. Desafios Fitossanitários e Manejo Sustentável. Boletim Técnico. Jaboticabal, v. 3, p. 141– 181, 2014, 261p.

Autor: Jesus Guerino Töfoli; Ricardo José Domingues, CPSV, Instituto Biológico
E-mail: jesus.tofoli@sp.gov.br
 
Publicado em: 16/03/2016
Atualizado em: 09/03/2022
Clique na imagem para ampliar
  Instituto Biológico
  Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252
  Vila Mariana - - CEP 04014-002- São Paulo - SP - Brasil
  (11) 5087-1700
                                                                                                         Número de visitas:
                                                                                                                   8.901