Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
CMV (Cucumber mosaic virus)

Hospedeiro: não há um hospedeiro principal, pois este vírus tem uma vasta gama de hospedeiros, incluindo Anthurium andraeanum (antúrio).

Agente causal: Cucumber mosaic virus (CMV), gênero Cucumovirus, família Bromoviridae.

Etiologia: o CMV é considerado uma das espécies de vírus mais importantes em culturas comerciais de hortícolas. As partículas virais isométricas, com 30 nm de diâmetro, encerram 3 segmentos de RNA de fita simples de senso positivo que constituem o seu genoma. O CMV infecta o maior número de espécies vegetais dentre os vírus de plantas. Este vírus já foi relatado em mais de 1200 espécies de mais de 100 famílias botânicas, incluindo, por exemplo, hortaliças, frutíferas, ornamentais e plantas da vegetação espontânea. O CMV é transmitido de modo não-persistente por mais de 80 espécies de afídios, destacando-se Myzus persicae e Aphis gossypii. A transmissão por sementes ocorre em algumas relações hospedeira x CMV, variando de 1% a 50%. O vírus também pode ser encontrado em pólen de plantas infectadas. Espécies de Cuscuta também podem transmitir CMV. Não há trabalhos sobre os modos de transmissão do CMV em cultivos de antúrios. Por outro lado, a multiplicação vegetativa do antúrio e a eficiente transmissão do CMV por afídeos podem ser consideradas fatores para a manutenção do vírus na cultura.

Sintomas: em Anthurium andraeanum o CMV pode induzir mosaico intenso e deformação foliar. Dependendo do cultivar de antúrio, o CMV pode induzir também manchas e anéis cloróticos, faixas cloróticas junto às nervuras, clareamento de nervuras, bolhosidade, além de alteração na coloração da espata; anéis, riscas e desenhos necróticos. As plantas podem apresentar crescimento lento.

Importância: não há relatos da importância econômica dos danos causados pelo CMV em cultivos comerciais de antúrio. Entretanto, dependendo da variedade do antúrio, o CMV pode causar sintomas drásticos que inviabilizam a comercialização tanto da planta envazada como da flor de corte.

Ocorrência: o CMV, em Anthurium andraeanum, foi relatado apenas no Brasil. Por outro lado, o CMV é de distribuição mundial.

Manejo: A disseminação do CMV em cultivos comerciais de antúrios pode ser reduzida ou até evitada adotando-se procedimentos como a eliminação de plantas da vegetação espontânea que são hospedeiros naturais do vírus, como espécies de Commelina e Tradescantia (trapoeraba); remoção de plantas sintomáticas da área de cultivo; utilização de material propagativo isento de vírus e controle da população de pulgões dentro e fora da cultura. A utilização de material propagativo livres de vírus e de genótipos resistentes ou tolerantes devem ser considerados para substituição dos antúrios infectados na cultura.

Referência consultada

HEROLD, F. Investigations of a virus disease of Anthurium andreanum. Phytopathology, v.57, p.8, 1967.

MIURA, N.S.; BERIAM, L.O.S.; RIVAS, E.B. Detection of Cucumber mosaic virus in commercial anthurium crops and genotypes evaluation. Horticultura Brasileira, v.31, p.322-327, 2013.

PALUKAITIS, P.; GARCÍA-ARENAL, F. Cucumber mosaic virus. Descriptions of Plant Viruses, n.400, 2013. Disponível em: http://www.dpvweb.net/dpv/showdpv.php?dpvno=400. Acesso em 2 dez 2015.

TOMBOLATO, A.F.C.; et al. Antúrio: Anthurium andraeanum Lindl. In: TOMBOLATO, A.F.C. (ed.). Cultivo comercial de Plantas Ornamentais. Campinas: Instituto Agronômico de Campinas. p. 61-94. 2004.

TOMBOLATO, A.F.C.; et al. O cultivo de antúrio: produção comercial. Boletim Técnico IAC, n.194, 47p., 2002.

Autores: Eliana Borges Rivas, Instituto Biológico; Nancy Miura, AFLORD
E-mail: eliana.rivas@sp.gov.br

 
Publicado em: 29/03/2016
Atualizado em: 29/03/2016
Clique na imagem para ampliar
  Instituto Biológico
  Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252
  Vila Mariana - - CEP 04014-002- São Paulo - SP - Brasil
  (11) 5087-1700
                                                                                                         Número de visitas:
                                                                                                                   13.180