Sábado, 20 de Abril de 2024
Repilo (Venturia oleagineum)

Etiologia: o repilo, causado pelo fungo Venturia oleaginea  sinonímia - Fusicladium oleagineum Cycloconium oleaginum, Spilocaea oleaginea (Cast.) Hughes, caracteriza-se por formar um micélio subcuticular ou superficial após a infecção. Os conidióforos são solitários, atravessam a cutícula e dão origem aos conídios castanhos, retos ou levemente curvados, com um ou dois septos. São dispersos pelas gotas de água da chuva principalmente para as partes mais baixas das plantas.
A germinação dos conídios, a formação de apressórios e a infecção ocorrem na presença de água livre ou de elevada umidade do ar (≥ 80%), condições verificadas em períodos chuvosos, nublados ou com formação de orvalho, e temperaturas que variam de 8 a 22° C, sendo ótima de 15 a 20° C.
Após a infecção, a doença pode permanecer latente (incubação) por um período de 15 dias a dez meses sem sintomas aparentes. Durante períodos desfavoráveis, o fungo pode sobreviver e se reproduzir em folhas infectadas caídas no solo, embora não esteja ainda comprovado se tais folhas representariam uma fonte de inóculo importante.
Em nossas condições de cultivo a doença pode ser importante a partir do outono (abril) até o final da primavera (novembro).

Sintomas: inicialmente surgem na parte superior das folhas, lesões circulares, concêntricas, com coloração amarela, verde ou marrom, cujo diâmetro pode variar de 2 mm a 1 cm. Ao evoluírem essas se tornam escuras, com o centro claro e podem apresentar ou não um halo amarelo ao redor das mesmas. Em condições climáticas favoráveis, observa-se nos halos escuros a presença de corpos de frutificação do fungo.
Em geral, as lesões estão presentes somente na parte superior das folhas. No verão as lesões são atípicas irregulares e as lesões mais velhas podem se tornar esbranquiçadas, devido à separação entre a cutícula e a epiderme. Na face infeiror das folhas pode-se notar a presença de lesões escuras e alongadas localizadas na nervura central das folhas infectadas. As folhas jovens tendem a ser mais suscetíveis.
O fungo pode também causar lesões pardo escuras em pecíolos e pedúnculos acelerando a queda de folhas e frutos.
Nos frutos as lesões são levemente pardas, necróticas e deprimidas, causando deformações devido a atrofia dos tecidos infectados.

Importância: é considerada uma das mais importantes e destrutivas doenças da oliva em todo mundo. A doença pode causar intensa queda de folhas causando redução do vigor e a queda acentuada da produção e da qualidade dos frutos. A desfolha ocorre em toda a copa, sendo mais severa nos ramos mais baixos, podendo variar em função da idade da folha, da intensidade da infecção, da localização das lesões e das condições climáticas. Em epidemias severas, a queda de folhas pode afetar não apenas a colheita do ano, mas o futuro potencial produtivo da planta.

Ocorrência: ocorre em todas as regiões onde a oliveira é cultivada.

Manejo

  • Plantio de cultivares menos suscetíveis como: Leccino, Arbosana, Galega, Koroneiki e Frantoio.
  • Evitar o plantio de Picual, Arbequina, Verdial, que são consideradas mais suscetíveis;
  • Uso de mudas certificadas;
  • Plantio em terrenos arejados, drenados e ensolarados;
  • Podas seletivas visando favorecer a circulação de ar e a penetração de luz no interior da copa. Evitar plantios adensados;
  • Utilizar de preferência irrigação localizada. Irrigação por aspersão: reduzir a frequência em períodos favoráveis à doença;
  • Manejo correto das plantas daninhas e da cobertura verde, de forma a evitar o acúmulo de umidade entre as plantas;
  • Adubação equilibrada evitando excesso de nitrogênio e deficiência de potássio.
  • Utilização de fungicidas à base de cobre.

Referencia consultada

COUTINHO, E.F.; RIBEIRO, F.C.; CAPPELLARO, T.H. (Eds.). Cultivo de oliveira (Olea europaea L.). Pelotas: EMBRAPA Clima Temperado, 2009. (Sistema de Produção 16).

DOMINGUES, R.J. et al. Podridão de frutos de oliva. Comunicados técnicos, São Paulo, 26 mar. 2015. Disponível em: http://www.biologico.sp.gov.br/artigos_ok.php?id_artigo=209. Acesso em: 01 mar. 2016.
 
MOHEDANO D.P.; BERROCAL F.O. Producción Integrada de Olivar. Sevilla: Consejería de Agricultura y Pesca, 2011.

TÖFOLI, J.G. et al. Doenças fúngicas da oliva: sintomas, etiologia e manejo. Biológico, São Paulo, v.75, n.1, p. 53-61, 2013.

TÖFOLI, J.G. et al. Detecção de doenças fúngicas na cultura da oliveira no estado de São Paulo. Summa Phytopathologica, Botucatu, v.39, 2014. Suplemento.

TÖFOLI, J.G. et al. Olho de pavão. Cultivar HF, Pelotas, v.84, p. 26-27, 2014.

TÖFOLI, J.G. et al. Repilo na cultura da oliva requer atenção. Campo & Negócios, Uberlândia, 28 nov. 2015. Disponível em: http://www.revistacampoenegocios.com.br/repilo-na-cultura-da-oliva-requer-atencao/. Acesso em: 01 mar 2016.

TRAPERO, A.; BLANCO, M.A. Enfermedades. In: Barranco D., Fernandez-Escobar, R.; Rallo, L. El cultivo del olivo. 6. ed. Andalucía: Mundi-Prensa. 2008. p. 595-656.

Autores: Ricardo José Domingues; Jesus Guerino Töfoli, Instituto Biológico
E-mail
: ricardo.domingues@sp.gov.br

 
Publicado em: 01/06/2016
Atualizado em: 28/06/2017
Clique na imagem para ampliar
  Instituto Biológico
  Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252
  Vila Mariana - - CEP 04014-002- São Paulo - SP - Brasil
  (11) 5087-1700
                                                                                                         Número de visitas:
                                                                                                                   12.408