Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
HiMV (Hippeastrum mosaic virus )

Hospedeiros: Eucharis grandiflora (lírio-do-Amazonas) e outras espécies de Amaryllidaceae (antiga Liliaceae).

Etiologia: O Hippeastrum mosaic virus (HiMV) é uma espécie definitiva pertencente ao gênero Potyvirus, da família Potyviridae. O genoma é constituído por RNA, fita simples, e as partículas virais são alongado-flexuosas com cerca de 700-800 nm de comprimento por 13-15nm de diâmetro. Os potyvirus são transmitidos de forma não persistente por afídeos (Aphis spp.,Aphididae). No caso do HiMV, a principal forma de disseminação ocorre por propagação vegetativa, uma vez que o vírus não é transmitido por contato entre plantas infectadas e sadias, nem por sementes e pólen.

Sintomas: Plantas de Eucharis naturalmente infectadas por HiMV apresentam intenso mosaico e deformação foliar, além de mosaico nas tépalas.

Importância: O HiMV induz sintomas que inviabilizam a comercialização de espécies como Eucharis grandiflora, planta ornamental perene nativa do Brasil, Colômbia e Peru. É uma planta de fácil cultivo, muito apreciada no Japão, Taiwan, Índia e Nova Zelândia. Dados de literatura relatam a ocorrência do HiMV em outros gêneros de Amaryllidaceae como Crinum, Hippeastrum e Hymenocallis.

Ocorrência: O HiMV foi relatado, pela primeira vez, no Brasil, em plantas de Eucharis grandiflora provenientes de São Paulo (SP) e Brasília (DF). Não há, até o momento, nenhuma informação sobre sua ocorrência em outros estados do Brasil e não há dados sobre perdas.

Manejo: Considerando-se que as plantas de lírio-do-Amazonas são propagadas vegetativamente, recomenda-se o uso de bulbos livres de vírus que podem ser obtidos por meio de cultura de meristemas.

Referência consultada

 ALEXANDRE, M. A. V. et al. Hippeastrum mosaic virus diagnosed in Hippeastrum and Eucharis in Brazil. Journal of Plant Pathology, v.93, p.643-649, 2011.

BRUNT, A. A. et al. Viruses of Plants. Descriptions and Lists fromVIDE Database. 1996. CAB International, Cambridge, UK.

FUJI, S. et al. Nucleotide sequence of the coatprotein genes of Alstroemeria mosaic virus and Amazon lily mosaic virus, a tentative species of genus Potyvirus. Archives of Virology, v.149, p.1843-1849, 2004.

Autores: M. Amélia V. Alexandre; Ligia M. L. Duarte, Instituto Biológico
E-mail: maria.alexandre@sp.gov.br
 
Publicado em: 21/02/2017
Atualizado em: 21/02/2017
Clique na imagem para ampliar
  Instituto Biológico
  Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252
  Vila Mariana - - CEP 04014-002- São Paulo - SP - Brasil
  (11) 5087-1700
                                                                                                         Número de visitas:
                                                                                                                   13.355