Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024
CotVY (Cotyledon virus Y + Nucleorhabdovirus )

Patógenos: Cotyledon virus Y (CotVY, Potyvirus) + Nucleorhabdovirus

Hospedeiro: Cotyledon orbiculata (Crassulaceae).

Etiologia: O Potyvirus (Potyviridae) de C. orbiculata é uma proposta de nova espécie, tentativamente denominada Cotyledon virus Y (CotVY). As partículas virais são alongado-flexuosas com cerca de 780 nm de comprimento e o genoma é constituído por RNA, fita simples. Como todos os potyvírus, o CotVY é transmitido de forma não persistente por afídeos (Aphididae). Em ensaios experimentais com a espécie Myzus persicae, verificou-se que o CotVY foi transmitido para 70% das plantas de Nicotiana benthamiana desafiadas. O Nucleorhabdovirus é um dos gêneros da família Rhabdoviridae, ordem Mononegavirales. As partículas virais, formadas no núcleo, são baciliformes, com 130 a 300nm de comprimento e 45 a 100 nm de diâmetro. Seu genoma é constituído de RNA, de fita simples, de sentido negativo. Possui, além da capa proteica, um envelope de lipídeo e proteína.

Sintomas: Plantas de C. orbiculata com infecção mista causada pelo Potyvirus CotVY e Nucleorhabdovirus apresentam folhas com mosaico e deformação.

Importância: C. orbiculata, também conhecida por bálsamo, é uma espécie de Crassulaceae nativa da África do Sul. É cultivada como ornamental e para fins medicinais, sendo utilizada no tratamento de epilepsia, otite, dor de dente e, também, como vermífugo. Convém salientar que o exemplar de C. orbiculata, relatado com infecção mista foi introduzido e pertencente à coleção de suculentas do Campus da USP de São Paulo. Outro aspecto que merece atenção diz respeito ao fato de não haver a disponibilidade de plantas sadias no local de coleta. Portanto, não foi possível realizar inoculações mecânicas ou por afídeos, para determinar se os sintomas originais eram causados pelo CotVY, pelo Nucleorhabdovirus ou por ambos. Convém ainda destacar que a ocorrência de infecções mistas é muito frequente e, muitas vezes, pode causar efeito sinérgico, o que torna os sintomas mais drásticos. Por exemplo, experimentalmente, a co-infecção do CotVY e do nucleorhabdovírus em N. benthamiana foi mais drástica, em comparação com a causada pelos vírus inoculados separadamente.

Ocorrência: O CotVY foi descrito, pela primeira vez, em 2014, em C. orbiculata, constituindo o primeiro relato de uma virose nessa espécie de suculenta. Até o momento, não foi descrita a sua ocorrência em outra espécie botânica. Porém, quanto ao isolado de Nucleorhabdovirus, foi constatada a sua relação sorológica com o Sonchus yellow net virus (SYNV). Embora o SYNV não tenha sido descrito no Brasil, sua ocorrência em Kalanchöe blossfeldiana (Crassulaceae), proveniente da Holanda, já foi relatada.

Manejo: Como outras plantas de suculentas, C. orbiculata é propagada por estacas, o que aumenta o risco de introdução e disseminação de novos vírus. Portanto, considerando-se que as mudas são obtidas por propagação vegetativa, recomenda-se o uso de matrizes sadias.

Referência consultada

BOUWEN, I. et al. Kalanchoë blossfeldiana, a new host for Sonchus yellow net virus. Acta Horticulturae, v. 568, p. 59-60, 2002.

DUARTE, L.M.L. et al. A new Potyvirus species in Cotyledon orbiculata in mixed infection with a Nucleorhabdovirus. Journal of Plant Pathology, v. 96, p. 143-149, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.4454/JPP.V96I1.039

DUARTE, L.M.L. et al. O corrência de Rhabdoviridae em Kalanchöe blossfeldiana. Summa Phytopathologica. v. 26, p. 131, 2000.

ROWLEY G. Cotyledon orbiculata and its cultivars. Cactaceae Succulent Journal, v. 79, p. 148-151, 2007.

Autores: Ligia M. L. Duarte; M. Amélia V. Alexandre; Alexandre L.R. Chaves, Instituto Biológico
E-mail: ligia.duarte@sp.gov.br

 
Publicado em: 20/03/2017
Atualizado em: 20/03/2017
Clique na imagem para ampliar
  Instituto Biológico
  Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252
  Vila Mariana - - CEP 04014-002- São Paulo - SP - Brasil
  (11) 5087-1700
                                                                                                         Número de visitas:
                                                                                                                   13.079