Sexta-Feira, 29 de Março de 2024
AltMV (Althernanthera mosaic virus )

Hospedeiro: Torenia fournieri – torênia, amor-perfeito de verão (Linderniaceae, antiga Scrophulariaceae).

Etiologia: O Althernanthera mosaic virus (AltMV) pertence ao gênero Potexvirus, da família Alphaflexiviridae. As partículas virais são visualizadas ao microscópio eletrônico de transmissão como filamentos flexuosos com 470-580 nm de comprimento por 13 nm de diâmetro. O genoma é constituído por RNA fita simples, senso positivo, com aproximadamente 5.9 – 7.0 kb. Os vírions são altamente imunogênicos e facilmente disseminados por contato entre plantas infectadas e sadias e por instrumentos de poda. Não há registro de vetor conhecido.

Sintomas: Plantas infectadas de torênia não apresentam sintomas visíveis nas folhas e flores. O vírus pode ser identificado por transmissão mecânica em plantas indicadoras, testes sorológicos e moleculares, além de observação por meio de microscopia eletrônica.

Importância: Por induzir infecção latente em torênia, o AltMV pode estar mais disseminado do que se imagina. Não há informações sobre perdas na cultura.

Ocorrência: O vírus foi descrito em diversas plantas ornamentais na Austrália, Itália, EUA e no Brasil, em propriedade produtora no Estado de São Paulo, em 2008. Este foi o primeiro relato de ocorrência do AltMV no Brasil.

Manejo: O gênero Torenia, nativo do Brasil, apresenta algumas espécies ornamentais sendo T. fournieri a mais utilizada, especialmente em jardineiras e bordadura de canteiros a pleno sol. Considerando-se que o AltMV não induz sintomas nas plantas infectadas e é facilmente disseminado por contato, o seu controle é muito difícil. Recomenda-se os mesmos cuidados indicados para o manuseio de orquídeas infectadas por Cymbidium mosaic virus (outro vírus do gênero Potexvirus), ou seja, utilização de ferramentas desinfetadas; a desinfeção de jardineiras e vasos, lavando-os com água e sabão; e a não reutilização de substrato.

Referência consultada

DUARTE, L.M.L. et al. Identificação e controle do Alternanthera mosaic virus isolado de Torenia sp. (Scrophulariaceae). Revista Brasileira de Horticultura Ornamental, v. 14, p. 59-66, 2008.

HAMMOND, L.; REINSEL, M.D.; LANGO-MARRON, C.J. Identification and full sequence of an isolate of Alternanthera mosaic potexvirus infecting Phlox stolonifera. Archives of Virology, v.151, p.477-493, 2006.

Autores: Ligia M. L. Duarte & M. Amélia V. Alexandre, Instituto Biológico
E-mail: ligia.duarte@sp.gov.br

 
Publicado em: 15/09/2017
Atualizado em: 15/09/2017
Clique na imagem para ampliar
  Instituto Biológico
  Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252
  Vila Mariana - - CEP 04014-002- São Paulo - SP - Brasil
  (11) 5087-1700
                                                                                                         Número de visitas:
                                                                                                                   8.907