Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
ToMV (Tomato mosaic virus )

Hospedeiro: Hemerocallis hybrida (lírio amarelo, lírio-de-são-josé), Hemerocallidaceae (antiga Xanthorrhoeaceae).

Etiologia: O Tomato mosaic virus (ToMV) é uma espécie definitiva pertencente ao gênero Tobamovirus, da família Virgaridae. O genoma é constituído por RNA, fita simples, e as partículas virais são tubular-rígidas com cerca de 300 nm de comprimento por 18 nm de diâmetro. O ToMV é facilmente disseminado por contato entre plantas infectadas e sadias e pelo homem durante os tratos culturais. Até o momento, não há nenhum vetor associado à transmissão do vírus.

Sintomas: Plantas de Hemerocallis hybrida naturalmente infectadas por ToMV apresentam manchas necróticas nas folhas.

Importância: O ToMV induz sintomas que inviabilizam a comercialização de híbridos de Hemerocallis. Essa espécie, originária do Velho Mundo e Oceania, é muito utilizada como ornamental, cultivada em canteiros e jardins públicos. No Brasil, além do lírio amarelo são comercializados diversos híbridos provenientes de melhoramento genético. Não há dados sobre perdas econômicas nessa ornamental, no Brasil, porém o vírus causa sérios prejuízos econômicosà cultura de tomate e pimentão, por exemplo.

Ocorrência: O ToMV foi relatado infectando mudas de Hemerocallis sp., pela primeira vez no Brasil, em 2002. O material, importado dos EUA, foi mantido em quarentena e seria utilizado para melhoramento genético. O ToMV foi relatado nos EUA em outras plantas ornamentais como o Jasmime multiflorum (jasmim) e Physalis alkekengi (fisalis). Não há, até o momento, nenhum outro relato de sua ocorrência em lírio amareloem outros estados do Brasil.

Manejo: Considerando-se que o ToMV é um vírus extremamente estável, podendo ser detectado não só em plantas, como em solo e em água de irrigação, recomendam-se a utilização de mudas certificadamente sadias, a incineração de plantas infectadas e esterilização de instrumentos agrícolas.

Referência consultada

DUARTE, L. M. L. et al. Tomato mosaic virus (ToMV) in Hemerocallis in Brazil. Virus Reviews and Research, v.7, p. 158, 2002.

DUARTE, L. M. L. et al. Phylogenetic analysis of Tomato mosaic virus from Hemerocallis sp. and Impatiens hawkeri. Summa Phytopathologica, v.33, p. 409-413, 2007.

DIAZ-LARA, A.; SANTAMARIA, L.; MARTIN, R.R. Identification of Tomato mosaic virus (ToMV) and Potato latente virus (Pot LV) as mixed infection in Chinese lanterna (Physalis alkekengi) expressing virus-like disease symptoms. Plant Disease, v.101, p.1061, 2017.

Autores: Ligia M. L. Duarte; M. Amélia V. Alexandre, Instituto Biológico
E-mail: ligia.duarte@sp.gov.br

 
Publicado em: 15/09/2017
Atualizado em: 15/09/2017
Clique na imagem para ampliar
  Instituto Biológico
  Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252
  Vila Mariana - - CEP 04014-002- São Paulo - SP - Brasil
  (11) 5087-1700
                                                                                                         Número de visitas:
                                                                                                                   12.369