Sábado, 27 de Abril de 2024
TMV (Tobacco mosaic virus )

Hospedeiro: Petunia hybrida (petúnia),Solanaceae.

Etiologia: O Tobacco mosaic virus (TMV)é uma espécie definitiva pertencente ao gênero Tobamovirus, da família Virgaridae. O genoma é constituído por RNA, fita simples, e as partículas virais são tubular-rígidas com 295-305 nm de comprimento modal por 18nm de diâmetro. O isolado de petúnia de TMV (TMV-p) apresenta aspectos citoplasmáticos peculiares como a presença de partículas semelhantes a vírus (VLP) nos mitocôndrios. Os tobamovírus são facilmente disseminados por contato entre plantas infectadas e sadias, pelo homem durante os tratos culturais e ferramentas contaminadas. Até o momento, não há nenhum vetor associado à transmissão do vírus.

Sintomas: Plantas de Petunia hybrida naturalmente infectadas por TMV apresentam folhas com mosaico. O isolado brasileiro (TMV-p) induz mosaico amarelo e em alguns cultivares, as flores podem apresentar quebra de coloração.

Importância: O TMV induz sintomas muito evidentes que inviabilizam a comercialização de diversos cultivares de Petunia. O gênero é nativo do Brasil mas está amplamente distribuído pelo mundo,ornamentando jardins públicos e privados. A cada ano são lançados e comercializados novos híbridos provenientes de melhoramento genético. Não há dados sobre perdas econômicas nessa ornamental, no Brasil, porém o vírus causa sérios prejuízos econômicos ao utras culturas, incluindo-se as olerícolas.

Ocorrência: O TMV ocorre no mundo todo infectando diversas plantas.No entanto,o relato deste isolado em petúnia no Brasil, ocorreu em 2000, a partir de material adquirido do comércio de flores em São Paulo.

Manejo: Considerando-se que o TMV é um vírus extremamente estável, permanecendo infectivo por vários anos não só em plantas, como em restos de raízes no solo e em água de irrigação, algumas medidas são recomendadas. É importante a utilização de mudas certificadamente sadias, a eliminação e incineração de plantas infectadas, além da esterilização de instrumentos agrícolas.

Referência consultada

ALEXANDRE, M. A. V. et al. Chracterization of a strain of Tobacco mosaic virus from Petunia. J. Phytopathology 148: 601-607, 2000.

LESEMANN, D.R. Virus recently detected in vegetatively propagated Petunia. Acta Horticulturae 432: 88-94, 1996.

SAALAU, E. 2014. Tobacco mosaic virus outbreak on petunias. https: //hortnews. extension.iastate.edu/2014/04-11/tmv.html (acesso em 12/09/2017).

Autores: M. Amélia V. Alexandre; Ligia M. L. Duarte, Instituto Biológico
E-mail: maria.alexandre@sp.gov.br

 
Publicado em: 03/10/2017
Atualizado em: 03/10/2017
Clique na imagem para ampliar
  Instituto Biológico
  Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252
  Vila Mariana - - CEP 04014-002- São Paulo - SP - Brasil
  (11) 5087-1700
                                                                                                         Número de visitas:
                                                                                                                   13.524