Sábado, 20 de Abril de 2024
PVS - Vírus S da batata (Potato virus S )

Hospedeiros: Solanum tuberosum, S. rostratum, Nicotiana debneyi e Chenopodium amaranticolor.

Etiologia: Detectado e caracterizado em batata na Europa (Holanda e Alemanha) em 1952 trata-se de uma espécie do gênero Carlavirius, Família Betaflexaviridae. Sua partícula é alongada-flexuosa com cerca de 650 nm de comprimento e 12 nm de diâmetro.

Sintomas: O patógeno causa sintomas leves ou sintomas latentes em campos de produção, característico para a família. Os sintomas quando presentes dependem muito da fase da infecção, da variedade e da condição da planta. Importância: Pelo fato de não apresentar sintomas muito evidentes, muitas vezes estas apresentam infecção que pode ser incrementada quando associado a outros vírus, a exemplo de outros fitovírus que afetam a batata.

Ocorrência: Ocorre em todos os continentes onde se planta o tubérculo: America do Norte, América do Sul (inclusive o Brasil), Ásia, Africa, Oceania e Europa.

Transmissão: A transmissão ocorre pelo afídeo Myzus persicae, Rhopalosiphum padi, Aphis fabae e A. nasturtii, com característica não persistente, além de ser transmitido mecânicamente e por tubérculos infectados.

Manejo: Pelo fato de dificilmente apresentar sintomas visíveis nas plantas de batata o controle do PVS torna-se muito complicado. A aplicação de inseticidas de maneira geral tem sua eficiência reduzida no controle de vírus de transmissão não persistente, no entanto, quando associado a óleos minerais e com sua aplicação na fase inicial da cultura, surtem mais efeito. Isto se deve a maior tolerância ao PVS em plantas mais desenvolvidas. Deve-se evitar a disseminação mecânica desinfetando ferramentas ou utensílios empregados no manejo e reduzindo o movimento dentro da área de plantio. Eliminar plantas com suspeita de sintomas.

Referência consultada

ANON., 1984a. EPPO data sheets on quarantine organisms, No. 128. Potato viruses (non-European). EPPO Bulletin, 14:11-12.

DANIELS J.; CARVALHO T.C.P.; BISOGNIM D.A. 1995. Virus P de batata -um carlavirus encontrado no Rio Grande do Sul. Ist Congreso Latinamericano da Cultura de Batata, Curitiba, Brasil.

RIBEIRO, S.R.R. DE P. Caracterização de isolados de Potato virus S (PVS) no Brasil e seu efeito na produção de batata - Lavras: UFLA, 2007. 108p.

SALAS, F.J.S.; TOFOLI, J.G. (Eds.), Cultura da batata: pragas e doenças. São Paulo: Instituto Biológico, 2017. 241 p.: il.

Autores: Fernando Javier Sanhueza Salas; Thiago Pap., CPSV, Instituto Biológico
E-mail: fernando.salas@sp.gov.br

 
Publicado em: 20/10/2017
Atualizado em: 20/10/2017
Clique na imagem para ampliar
  Instituto Biológico
  Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252
  Vila Mariana - - CEP 04014-002- São Paulo - SP - Brasil
  (11) 5087-1700
                                                                                                         Número de visitas:
                                                                                                                   12.527