Terça-Feira, 16 de Abril de 2024
SYNV (Sonchus yellow net virus )

Patógeno: Sonchus yellow net virus (SYNV)

Hospedeiro: Kalanchoë blossfeldiana (calancoê), Crassulaceae

Etiologia: O Sonchus yellow net virus (SYNV) é uma espécie definitiva pertencente ao gênero Nucleorhabdovirus, da família Rhabdoviridae, que é conhecida por infectar vertebrados, invertebrados e plantas. O SYNV, como os demais rhabdovírus, tem uma estrutura complexa, sendo o core formado por uma ribonucleoproteina. O genoma é constituído por RNA, fita simples de polaridade negativa, e as partículas virais são baciliformes, com as duas extremidades arredondadas, com envelope lipídico e projeções glicoproteicas (espículas) na superfície externa. As partículas virais são replicadas no núcleo, podendo ser observadas no espaço perinuclear e em células de afídeos virulíferos.

Sintomas: Plantas de calancoê naturalmente infectadas por SYNV apresentam folhas com manchas e anéis cloróticos, e dependendo do isolado pode induzir plantas com nanismo. Ao microscópio de luz, inclusões nucleares podem ser visualizadas na epiderme de células infectadas.

Importância: O isolado de SYNV foi detectado, em São Paulo, a partir de um lote de plantas de calancoê importado da Holanda, mantido em quarentena e, feita a identificação do vírus, o lote foi incinerado. Posteriormente, em 2002, o vírus foi identificado infectando naturalmente plantas de K. blossfeldiana var. Isabella, na Holanda.

Ocorrência: O SYNV foi descrito originalmente em plantas de Sonchus oleraceus por Christie et al. em 1974, nos Estados Unidos da América. Em Kalanchoë, foi relatado no Brasil (2000) e na Holanda (2002)

Manejo: Neste caso, por tratar-se de uma praga quarentenária, o fato foi relatado ao Serviço de Sanidade Vegetal (SSV/ SP) do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O lote de plantas foi incinerado.

Referência consultada

BOUWEN, I.;SCHOEN, C.D.; VANBALEN, E.; VAN DER VLUGT, R.A.A. Kalanchoe blossfeldiana, a new host for Sonchus yellow net virus. Acta Hortic. 568, 59-60, 2002.

DUARTE, L. M. L.; BRAGA, S.F.; GALLETI, S. R.; RIVAS, E. B.; ALEXANDRE, M. A. V;VISCHI, O. Ocorrência de Rhabdoviridae em Kalanchoe blossfeldiana. Summa Phytopathologica, 26: 131, 2000.

Autores: M. Amélia V. Alexandre; Ligia M. L. Duarte, CPSV, Instituto Biológico
E-mail: maria.alexandre@sp.gov.br

 
Publicado em: 06/02/2019
Atualizado em: 06/02/2019
Clique na imagem para ampliar
  Instituto Biológico
  Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252
  Vila Mariana - - CEP 04014-002- São Paulo - SP - Brasil
  (11) 5087-1700
                                                                                                         Número de visitas:
                                                                                                                   11.821