Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
Traça dos cereais e farinhas (Plodia interpunctella )

Nome comum: traça dos cereais e farinhas
Nome científico: Plodia interpunctella (Huebner, 1813) (Lepidoptera, Pyralidae)  . Cultura: grãos e produtos armazenados

As pragas dos grãos e produtos armazenados são seres que vivem em estreita inter-relação com o meio ambiente, onde as leis naturais regulam a sua dinâmica populacional. Em armazéns e silos, além de áreas industriais, comerciais e domiciliares, encontram abrigo, proteção e farta quantidade de alimentos além do favorecimento fornecido pelas condições climáticas do Brasil. Para evitar os prejuízos que eles poderão causar é importante estabelecer uma política e uma infraestrutura adequada de armazenagem, com destaque para a capacitação técnica daqueles que direta ou indiretamente serão responsáveis pela execução dessa importante operação, principalmente com relação ao conhecimento das pragas e das metodologias de controle.

Descrição, hábitos e aspectos biológicos
Plodia interpunctella é uma espécie cosmopolita que infesta diversos produtos armazenados como arroz, trigo, milho, soja, amendoim, sementes de girassol, chocolate (barras, granulados e pó), cereais matinais, barras de cereais, nozes, amêndoas, mandioca desidratada, rações animais, açúcar, condimentos, farelos e farinhas.
O adulto (Figuras 01 e 02) é uma pequena mariposa com cerca de 10 mm de comprimento e asas com 15 a 20 mm de envergadura. As asas anteriores possuem os dois terços distais avermelhados e terço basal acinzentado com alguns pontos escuros, e tórax e cabeça pardo avermelhados. A coloração das asas anteriores é bastante característica pois quando a mariposa está em repouso, as asas aparecem marcadas com uma faixa marrom evidente, o que facilita a identificação dessa espécie. As asas posteriores apresentam coloração cinza-prateada com bordas franjadas. A fêmea coloca de 100 a 500 ovos isoladamente ou em grupos sobre os grãos e produtos armazenados cuja incubação dura alguns dias. As lagartas (Fig. 03) sofrem de 4 a 7 ecdises, são de coloração branca a rosada e se tornam muito ativas na proximidade da pupação. A lagarta tece um casulo sedoso ondo ocorre a pupação comumente encontrado nas fendas de paredes, bordas de sacarias e em outros abrigos que porventura existam nos locais infestados.

A eclosão dos ovos dá-se em 3 a 4 dias, o período larval entre 16 a 29 dias dependendo das condições ambientais e do alimento disponível e o pupal em torno de 07 dias. O ciclo biológico completo da praga (ovo a adulto) dá-se em entre 27 a 36 dias dependendo da temperatura, tipo de alimento e umidade relativa.

Danos 
P. interpunctella é uma praga de superfície e apesar de ser considerada praga primária, não causa grandes prejuízos nos grãos armazenados em silos. Os danos provocados ficam restritos à superfície exposta. No caso de armazéns graneleiros e armazenamento em sacaria, há uma maior importância, devido a superfície exposta ser maior (Figuras 04 e 05).

Referência consultada

ATHIÉ, I., DE PAULA, D. C. Insetos de Grãos Armazenados - Aspectos biológicos e identificação, 244p., 2002.

CAMPOS, T.B.DE; ZORZENON, F.J. Pragas dos Grãos e Produtos Armazenados, 47p., 2006.

LORINI, I. Manejo integrado de pragas de grãos de cereais armazenados. Passo Fundo: Embrapa Trigo, 2008. 72p.

LORINI, I. et al. Manejo Integrado de Pragas de Grãos e Sementes Armazenadas, 2015.

Autores: Francisco José Zorzenon e Marcos Roberto Potenza, Instituto Biológico.
E-mail: francisco.zorzenon@sp.gov.br

 
Publicado em: 13/05/2020
Atualizado em: 13/05/2020
Clique na imagem para ampliar
  Instituto Biológico
  Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252
  Vila Mariana - - CEP 04014-002- São Paulo - SP - Brasil
  (11) 5087-1700
                                                                                                         Número de visitas:
                                                                                                                   13.317