Quinta-Feira, 28 de Março de 2024
Ácaro vermelho (Oligonychus ilicis)

Hospedeiro prinicpal (no Brasil): Coffea arabica L. (cafeeiro)

Outros hospedeiros: Eucalyptus spp. (eucalipto), Rhododendron spp. (azaléia), Camellia japonica (camélia), etc.

Descrição: Oligonychus ilicis (McGregor) (Acari: Tetranychidae) – Ácaro vermelho
Ovo – Arredondado, de coloração vermelho escuro à róseo, brilhante, com filamento saindo da parte superior. Mede em torno de 0,13 mm de diâmetro por 0,10 mm de altura.
Larva – A larva recém eclodida é de coloração rósea, de formato piriforme, com três pares de pernas.
Protoninfa – Distingue-se da larva pelo seu maior tamanho e possuir quatro pares de pernas. Esta fase é mais ativa e rápida que a de larva.
Deutoninfa – Nesta fase de desenvolvimento, apresenta menor diferença no aspecto, em relação à anterior, do que as existentes no estádio consecutivo.
Adulto – A fêmea é de formato quase oval, com idiossoma volumoso e de coloração vermelha no terço anterior e pardo escura nos dois terços posteriores. Nessa região podem ocorrer duas manchas escuras. A fêmea mede em torno de 0,37 mm de comprimento por 0,24 mm de largura. O macho é menor que a fêmea, apresentando um idiossoma menos volumoso, afilando-se acentuadamente para a parte posterior.

Danos: Este ácaro vive na face superior das folhas e quando a colônia é grande, apresentam-se recobertas por uma teia, onde aderem detritos e poeira. Perfuram as células e absorvem o conteúdo celular. Como consequência, as folhas perdem o brilho natural, tornando-se bronzeadas.

Importância: No Brasil, é praga-chave de cafeeiro. O ataque ocorre em reboleiras e se as condições forem favoráveis ao ácaro, pode atingir toda a lavoura. Como conseqüência, pode haver desfolha das plantas, principalmente em lavouras novas.

Ocorrência: Espécie distribuída no Hemisfério Norte e América do Sul, com registro em países como Brasil, Paraguai, EUA, Itália, Holanda, Coréia e Japão.

Manejo: Por essa espécie ser encontrada na face superior das folhas, chuvas intensas e constantes, podem exercer o controle físico, reduzindo sua população. O controle químico, quando necessário, deve ser realizado através de pulverizações de acaricidas específicos, de preferência que sejam seletivos aos inimigos naturais, como os ácaros da família Phytoseiidae.

Referência Consultada

FRANCO, R.A.; REIS, P.R.; ZACARIAS, M.S.; ALTOÉ, B.F. & PEDRO NETO, M.  Dinâmica populacional de Oligonychus ilicis (McGregor, 1917) (Acari: Tetranychidae) em cafeeiro e de fitoseídeos associados a ele. Coffee Science, 3 (1): 38 – 46, 2008.

HEINRICH, W.O. 1972. Contribuição ao estudo da biologia do Oligonychus (Oligonychus) ilicis (Acarina: Tetranychidae). 116p. Tese de Doutorado. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Piracicaba, São Paulo.

MORAES, G.J. DE & FLECHTMANN, C.H.W. Manual de Acarologia – Acarologia básica e ácaros de plantas cultivadas no Brasil. Holos Editora. 308 p., 2008.

REIS, P.R. ALVES, E.B. & SOUSA, E.O. Biologia do ácaro vermelho do cafeeiro Oligonychus ilicis (McGregor, 1917). Ciência e Agrotecnologia, 21 (3): 260-266, 1997.

REIS, P.R. & SOUZA, J.C. Pragas do cafeeiro. In: Rena, A.B.; Malavolta, E.; Rocha, M. & Yamada, T. (Eds.). Cultura do cafeeiro: fatores que afetam a produtividade. Piracicaba: Potafos. Pág. 323-378, 1986.

REIS, P.R. & ZACARIAS, M.S. Ácaros em cafeeiro. Boletim Técnico n° 81. 76p, 2007.

Autor: Jeferson Luiz de Carvalho Mineiro, Mário Eidi Sato, André Luiz Matioli, Marcos Zatti da Silva, Roberto Lomba Nicastro, Instituto Biológico
E-mail: jefmin@hotmail.com

 
Publicado em: 19/09/2015
Atualizado em: 02/03/2016
Clique na imagem para ampliar
  Instituto Biológico
  Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252
  Vila Mariana - - CEP 04014-002- São Paulo - SP - Brasil
  (11) 5087-1700
                                                                                                         Número de visitas:
                                                                                                                   8.630