Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
Traça dos grãos e produtos armazenados, Traça-do-cacau. (Ephestia cautella )

Nome vulgar/popular: Traça dos grãos e produtos armazenados, Traça-do-cacau.

Nome científico: Ephestia cautella (Walker, 1864) (Ordem Lepidoptera, Família Pyralidae).

A maioria das espécies de insetos que ocorrem nos produtos armazenados tem origem nas regiões tropicais, onde se reproduzem melhor devido as condições climáticas quentes e úmidas, entretanto estão amplamente disseminadas em todo o mundo. O conhecimento dos insetos pragas, de sua identificação, biologia, características e das condições ecológicos que influenciam a sua multiplicação, é muito importante para definir um programa preventivo e de controle.

O gênero Ephestia agrega algumas das mais importantes espécies de traças pragas de grãos e produtos armazenados. São encontrados infestando frutas secas, chocolate em barra, granulados e em pó, farinhas, barras de cereais, grãos, açúcar, frutas desidratadas, farelos, rações animais, dentre muitos outros produtos armazenados, tanto em silos quanto em armazéns, na indústria, comércio, postos de distribuição e domicílios. São encontrados também em resíduos oriundos da ação de outras pragas de grãos armazenados.
A espécie Ephestia cautella vive preferencialmente em regiões de clima tropical e é considerada uma praga de importância secundária e em alguns casos, chegando a ser primária. O ciclo (ovo a adulto) se completa em aproximadamente 28 a 40 dias, em temperaturas na faixa entre 25 a 30ºC e UR a 70%. Em condições adversas, fora da faixa ótima (a 15,5ºC e UR 70% durante a totalidade do ciclo) o desenvolvimento ovo-adulto poderá ser de no máximo 145 dias.
Ocorrem cinco (5) estádios de desenvolvimento larval, e as fêmeas colocam em média 357 ovos, realizando a postura através de furos nas malhas de sacarias, microfuros existentes, danos ou má selagem de embalagens ou livremente sobre a superfície dos produtos. As lagartas possuem coloração variando entre o branco sujo ao rosado (Figs 01 e 02), com pequenas manchas escuras dorsais, conferindo-lhe uma aparência linstrada. Os adultos (mariposas) são pardo acinzentados (Fig 03), medindo aproximadamente 20 mm de envergadura. Macho e fêmeas se atraem sexualmente por meio de feromônio específico, além de sons ultrassônicos. A lagarta movimenta-se livremente pelo material armazenado, contaminando-o com fios de seda e dejeções. Entretanto, não transmitem ou causam doenças aos seres humanos ou a animais domésticos ou silvestres.
Tratando-se de um inseto praga de grãos e produtos armazenados, poderá vir a infestar produtos mal acondicionados, embalagens abertas ou mal lacradas, tanto em indústrias, distribuidores, como em domicílios.

Referência consultada

ATHIÉ, I., DE PAULA, D. C. Insetos de Grãos Armazenados - Aspectos biológicos e identificação, 244p., 2002.

CAMPOS, T.B.DE; ZORZENON, F.J. Pragas dos Grãos e Produtos Armazenados, 47p., 2006.

LORINI, I. Manejo integrado de pragas de grãos de cereais armazenados. Passo Fundo: Embrapa Trigo, 2008. 72p.

LORINI, I. et al. Manejo Integrado de Pragas de Grãos e Sementes Armazenadas, 2015.

Autores: Francisco José Zorzenon e Marcos Roberto Potenza, CPSV, Instituto Biológico.
E-mail: francisco.zorzenon@sp.gov.br

 
Publicado em: 26/05/2020
Atualizado em: 26/05/2020
Clique na imagem para ampliar
  Instituto Biológico
  Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252
  Vila Mariana - - CEP 04014-002- São Paulo - SP - Brasil
  (11) 5087-1700
                                                                                                         Número de visitas:
                                                                                                                   13.182