Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024
PODRIDÃO ABACAXI (Ceratocystis paradoxa )

Hospedeiro: Cana-de-açúcar (Saccharum officinarum)

Agente causal: Ceratocystis paradoxa / Thielaviospis paradoxa

Etiologia: a doença é causada o fungo Thielaviopsis paradoxa (De Seynes) Höhn (sinônimo de Chalara paradoxa) ou seu teleomorfo (forma sexuada) Ceratocystis paradoxa (Dade) C. Moreau, (1952) (Ascomycetes, Microascales, família Ophiostomatacea).
Este é um patógeno polífago, pois já foi relatado em diversas outras espécies de plantas tropicais, como bananeira, abacaxizeiro, coqueiros, entre outros e que sobrevive no solo em restos culturais, podendo infectar as mudas de cana-de-açúcar logo em seguida ao plantio, resultando na podridão das mesmas. Na fase assexuada, podem ser observados conidióforos hialinos a marrom-claro crescendo livremente a partir de hifas septadas, produzido numerosos conídios hialinos, cilíndricos e retangulares (artroconídios), formados por fragmentação das hifas, além de numerosos clamidósporos lisos, ovais e de coloração marrom-escuros, produzidos também a partir dos conidióforos. Devido aos clamidosporos serem estruturas altamente resistentes, T. paradoxa pode sobreviver no solo por períodos superiores a 15 meses.
Na fase sexuada (Ceratocystis paradoxa), ocorrem numerosos peritécios de coloração marrom-escura, os quais ficam imersos no tecido necrosado ou no meio de cultura, e exibem um longo pescoço (rostro) com filamentos de hifas associados na abertura, de onde são liberados os ascósporos hialinos, asseptados, elipsóides com lados desiguais curvados, e cercados em uma bainha gelatinosa típicos do fungo.
O patógeno não possui mecanismos próprios de penetração, utilizando-se de aberturas naturais ou ferimentos para entrar e colonizar uma planta. Se a cana-de-açúcar for plantada em solo contaminado, a penetração do fungo ocorre pelo corte existente nos toletes de plantio. A sobrevivência do fungo é favorecida pela alta umidade a doença ocorre, geralmente, em solos argilosos, encharcados e de difícil drenagem. Além disso, as temperaturas baixas são, também, altamente favoráveis ao desenvolvimento do fungo, por isso o outono da Região Centro-Sul é a época mais comum de aparecimento da doença. A disseminação da doença ocorre, principalmente pelos conídios, mas também, por meio de mudas infectadas.

Sintomas: nas mudas infectadas recentemente são observados os sintomas iniciais de encharcamento. Com progresso da infecção, o tolete contaminado inicialmente apresenta uma coloração amarelo-pardacenta, cinza escuro e, ao final, passando à negra (Figura 03). Geralmente há destruição total do tecido parenquimatoso, permanecendo indestrutíveis os tecidos fibrovasculares. Os toletes atacados não germinam, provocando falhas na lavoura, podendo ocasionar prejuízo total. Durante o ataque pode ser exalado um odor típico, semelhante ao de frutos de abacaxi, como resultado da fermentação dos toletes. O fator primordial para a manifestação da doença é o retardamento da brotação das gemas, portanto, a ocorrência de baixas temperaturas, a utilização de mudas com mais de 12 meses, a cobertura muito profunda dos toletes e os plantios realizados em solos secos ou encharcados aumentam a intensidade da doença. Porém, deve-se ressaltar que, havendo condições que favoreçam a brotação, mesmo o patógeno estando presente no solo, os danos à cultura não ocorrem.

Importância: a cana-de-açúcar é uma cultura de grande importância para a economia do País, pois a partir dela açúcar e álcool são produzidos, sendo este último utilizado para a produção de bebidas e combustível. Segundo dados de 2019, Brasil e Índia respondem por pouco mais da metade da cana produzida em todo o planeta. Assim, qualquer doença que afete a cultura poderá resultar em impactos importantes na economia.

Manejo e controle
- Tratar as mudas com fungicida indicado nas dosagens e preparo recomendados pelos fabricantes;
- Evitar o plantio profundo dos toletes;
- Cortar os toletes em tamanhos maiores, com seis gemas ou mais;
- Evitar replantio de mudas em solos contaminados recentemente;
- Utilizar variedades resistentes com rápida brotação;
- Plantio em época correta, bom preparo do solo e colocação do tolete à profundidade adequada aceleram a germinação e constituem o melhor controle da doença.

Referência consultada

AGROFIT: Sistema de agrotóxicos fitossanitários.  Disponível: http://agrofit.agricultura.gov.br/agrofit_cons/principal_agrofit_cons Acesso : 07 Maio 2012.

BARNETT, H. L; HUNTER, B. B. Illustrated Genera of Imperfect Fungi. ed. Saint Paul, Minnesota: APS PRESS, 1998. 218p.

CARVALHO, P.A.; MORAES, W. Da S.; CARNEIRO. O.L.G.; PEREIRA, T.G.; LIMA, J.D. Ceratocystis paradoxa ocorrendo em palmeiras frutíferas e ornamentais do Vale do Ribeira. 2009.

CHAPOLA, R.G. Controle da podridão abacaxi da cana-de-açúcar por meio da pulverização de fungicidas em mudas no sulco de plantio. 2010. 77p. Dissertação (Mestrado) - Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2010. Disponível:https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11135/tde-11022011-153008/pt-br.php.
Acesso: 03 mai. 2012.

CLINE, E. Ceratocystis paradoxa and Thielaviopsis thielavioides. Systematic Mycology and Microbiology Laboratory, ARS, USDA. Disponível: Link. Acesso: 05 mai. 2020.

PLOETZ, R. C. (Ed.). Compendium of Tropical Fruit Diseases. Saint Paul: The American Phytopathological Society, 1994. 118p.

RAID, R.N. Pineapple disease of sugarcane. Disponível: Link. Acesso: 05 Maio 2020.

YADAHALLI, K.B., ADIVER, S.S., KULKARNI, S. Effect of temperature, pH and relative humidity on growth and development of Ceratocystis paradoxa – a causal organism of pineapple disease of sugarcane. Karnakata Journal of Agricultural Science, v. 1, n. 20, p. 159-161, 2007.

A contribuição da cana-de-açúcar na economia brasileira.  Link . Acesso: 10 Maio 2020.

Curiosidades Sobre O Cultivo Da Cana-De-Açúcar No Brasil. Link. Acesso: 10 Maio 2020.

Autores: Christiane Ceriani Aparecido¹, Carlos Alberto Mathias Azania²            ¹Centro de Pesquisa de Sanidade Vegetal, Instituto Biológico  
E-mail: christianeceriani@biologico.sp.gov.br
²Instituto Agronômico, Centro de Cana
E-mail: azania@iac.sp.gov.br

 
Publicado em: 17/06/2020
Atualizado em: 17/06/2020
Clique na imagem para ampliar
  Instituto Biológico
  Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252
  Vila Mariana - - CEP 04014-002- São Paulo - SP - Brasil
  (11) 5087-1700
                                                                                                         Número de visitas:
                                                                                                                   13.102