Sexta-Feira, 29 de Março de 2024
Besourinho dos cereais, gorgulho dos cereais (Rhyzopertha dominica )

Rhyzopertha dominica (Fabr., 1792) (Coleoptera, Bostrychidae) Besourinho dos cereais, gorgulho dos cereais.

Hospedeiros principais: Arroz (Oryza sativa), (Triticum aestivum), milho (Zea mays), sorgo (Sorghum bicolor), triticale (x Triticosecale Wittmack), centeio (Secale cereale).

Pragas primárias são aquelas que têm maior importância econômica, porque conseguem atacar grãos inteiros e sadios. São divididas em primárias internas e primárias externas. As primárias internas completam seu ciclo evolutivo no interior dos grãos e algumas espécies podem romper a película protetora do grão para ovipositar. A larva eclode e se desenvolve até a fase adulta dentro do grão. Outras depositam seus ovos externamente e após a eclosão, as larvas perfuram e penetram no grão onde se desenvolvem até a fase adulta, quando saem para o exterior. Exemplos dessas pragas são as espécies Sitophilus zeamais (gorgulho ou caruncho do milho), Sitophilus oryzae (gorgulho ou caruncho do arroz), Araecerus fasciculatus (caruncho do café), Rhyzopertha dominica (besourinho dos cereais), Acanthoscelides obtectus e Zabrotes subfasciatus (caruncho do feijão).

Descrição: A espécie Rhyzopertha dominica (Figura 01) é caracterizada como um pequeno besouro de coloração castanha a castanha escura, medindo 2 a 3 mm de comprimento por 0,8 mm de largura, corpo cilíndrico, élitros muito esclerotinizados com pontuações densas, formando estrias distintas, cabeça recurvada e escondida pelo pronoto. Antenas com 10 segmentos, clavadas com 3 artículos grandes e fortemente denteados do lado interno. As fêmeas põem entre 200 a 500 ovos isoladamente ou agrupados na massa de grãos. Após 5 a 8 dias conforme a temperatura, surgem as larvas de coloração branca, cabeça escura e muito ágeis que penetram nos grãos, onde vivem cerca de 20 dias, passando por 04 estádios de desenvolvimento. A pupa transforma-se em adulto após 5 ou 6 dias, cuja longevidade pode chegar a 30 dias completando o ciclo da praga em aproximadamente 60 dias. Produzem 4 a 6 gerações por ano.

Ocorrência: A ocorrência da praga se dá em regiões tropicais e subtropicais, podendo haver o desenvolvimento em regiões temperadas em períodos quentes. Sendo originária dos trópicos, esta praga primária tornou-se cosmopolita. Infestam principalmente os cereais em casca (Fig. 02) ou beneficiados armazenados, raramente no campo.

Danos: Em nosso meio possui elevado poder de destruição nos grãos de trigo onde é a principal praga após a colheita, tanto os adultos quanto as larvas se alimentam dos grãos, deixando-os perfurados e com grande quantidade de resíduos. Alimentam-se também da farinha proveniente dos grãos e se adaptam facilmente a diversas condições climáticas.

Referência consultada

ATHIÉ, I., DE PAULA, D. C. Insetos de Grãos Armazenados - Aspectos biológicos e identificação, 244p., 2002.

CAMPOS, T.B.DE; ZORZENON, F.J. Pragas dos Grãos e Produtos Armazenados, 47p., 2006.

GALLO, D. et all, Entomologia Agrícola, 2002.

LORINI, I. Manejo integrado de pragas de grãos de cereais armazenados. Passo Fundo: Embrapa Trigo, 2008. 72p.

LORINI, I.et al. Manejo Integrado de Pragas de Grãos e Sementes Armazenadas, 2015.

Autores: Francisco José Zorzenon; Marcos Roberto Potenza, ULRPU, CPSV, Instituto Biológico
E-mail: francisco.zorzenon@sp.gov.br

 
Publicado em: 22/09/2020
Atualizado em: 22/09/2020
Clique na imagem para ampliar
  Instituto Biológico
  Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252
  Vila Mariana - - CEP 04014-002- São Paulo - SP - Brasil
  (11) 5087-1700
                                                                                                         Número de visitas:
                                                                                                                   8.890