Sábado, 27 de Abril de 2024
Mancha de cercóspora, cercoporiose (Cercospora sp. Fresen. ex Fuckel 1863)

Autores: Ricardo José Domingues; Jesus G. Tofoli - APTA/Instituto Biológico. E-mail: ricardo.domingues@sp.gov.br

Etiologia: o gênero Cercospora é considerado um dos maiores e mais heterogênios dentro dos chamados fungos Hyphomycetes. Espécies pertencentes a este grupo de patógenos ocorrem no mundo todo frequentemente associadas com sintomas de manchas foliares, mas também podendo causar lesões em flores, frutos, brácteas, sementes e pedicelos, em hospedeiros na maior parte das famílias de plantas, muitas delas de grande interesse agrícola, e nas mais variadas condições climáticas.

O fungo é um parasita facultativo, ou seja, pode sobreviver facilmente na ausência de tecidos vivos do hospedeiro, nos restos de cultura em decomposição. Em condições de temperatura e umidade elevadas, produz conídios (esporos) hialinos ou sub-hialinos, filiformes, obclavados a cilíndricos e geralmente pluri-septados que se formam em fascículos de conidióforos agrupados e de coloração castanha, normalmente na face abaxial das folhas. Os conídios são facilmente disseminados pelo vento, por insetos ou pelas gotas de água de chuva ou irrigação e necessitam de presença de água sobre os tecidos do hospedeiro para que possam germinar. A longas distâncias, a doença pode se disseminar através de sementes e mudas contaminadas.

Sintomas: a doença causa manchas foliares com sintomas semelhantes aos provocados pelo ataque de Alternaria sp.. No início, surgem pequenas lesões de coloração pardo a negra com a presença ou não de halo de coloração púrpura, nas folhas inferiores das plantas. Posteriormente, elas crescem em diâmetro podendo coalescer e começar a atacar também as folhas mais novas. A doença é favorecida por altas temperaturas e umidade elevada.

Importância: em condições favoráveis, a mancha de cercóspora pode promover importante destruição das folhas, depreciando gravemente a aparência das plantas afetadas e prejudicando seu valor comercial e paisagístico.

Ocorrência: em espécies do gênero Impatiens, há relatos de ocorrência de C. apii na Índia, C. fukushiana em Brunei (Oceania), Cuba, Estados Unidos, Hong Kong, Índia, Indonésia, Japão, Coreia do Sul, Malásia, Ilhas Maurício, Nepal, Serra Leoa, Sudão, Taiwan e Tanzânia, além de C. impatientis no Brasil. Existe relato de ocorrência de Cercospora apii em I. balsamida e I. X hawkeri na Argentina.

Manejo: recomenda-se especial atenção quanto à utilização de sementes e mudas sadias, adubação equilibrada, eliminação de folhas doentes, evitar o plantio adensado de mudas e em áreas de pleno sol, evitar a utilização de irrigação por aspersão e, caso seja utilizada, irrigar preferencialmente no início do dia para que as folhas se sequem mais rapidamente. Até o momento não há relatos de cultivares ou variedades resistentes e inexistem fungicidas registrados para o controle de Cercospora sp. em Impatiens spp..


Referências Consultadas:

DOMINGUES, R.J.; TOFOLI, J.G.; FERRARI, J.T.. Cercoporiose: Importante Doença Fúngica em Impatiens. Comunicado Técnico n.193, 14/08/2013, Disponível em: http://www.biologico.sp.gov.br/publicacoes/comunicados-documentos-tecnicos/comunicados-tecnicos/cercosporiose-importante-doenca-fungica-em-impatiens. Acesso em: 30/10/2023

TÖFOLI, J.G.; DOMINGUES, R.J.; COUTINHO, L.N.; APARECIDO, C.C. Impatiens: Doenças fúngicas e controle. In: ALEXANDRE, M.A.V.; DUARTE, L.M.L. (Ed.) Aspectos Fitopatológicos de Plantas Ornamentais: Flores I – 1. Amarilis, 2.Begônia, 3. Gérbera, 4. Impatiens e 5. Lisianto, Boletim Técnico n.20, São Paulo, 73, 2007

TÖFOLI, J.G. et al. Doenças Fúngicas: Sintomatologia, etiologia e controle. In: Plantas Ornamentais: Doenças e Pragas, 2 ed. Devir: São Paulo, 600 p. Cap. 08, 2017.


Como citar:

DOMINGUES, R.J.; TÖFOLI, J.G.. Mancha de Cercóspora em Impatiens. In: Instituto Biológico. Guia de Sanidade Vegetal. Disponível em: http://www.sica.bio.br/guiabiologico/busca_culturas_resultado_ok.php?Id=253&Vlt=2. Acesso em: dia. mês (abreviado).ano.

Palavras-chave: Cecosporiose; manchas foliares, manejo, plantas ornamentais.

 
Publicado em: 07/02/2024
Atualizado em: 07/02/2024
Clique na imagem para ampliar
  Instituto Biológico
  Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252
  Vila Mariana - - CEP 04014-002- São Paulo - SP - Brasil
  (11) 5087-1700
                                                                                                         Número de visitas:
                                                                                                                   13.596