Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
Ácaro da falsa ferrugem (Phyllocoptruta oleivora)

Phyllocoptruta oleivora (Ashmead) (Acari: Eriophyidae)

Ácaro-da-Falsa-Ferrugem

Sinonímia: Eriophyes oleivorus, Phyllocoptes oleivorus e Typhlodromus oleivorus

Hospedeiros: Citrus spp. e Coffea arábica L.

Descrição: Ácaros de coloração amarelados a marrom, com formato cônico, apresentando dois pares de pernas curtas, anteriormente ao propodossoma, não permitindo a estes indivíduos rápida locomoção. Entre suas principais características morfológicas, a presença de duas quilhas percorrendo latero-dorsalmente o idiossoma na região de anelamentos, após o escudo pró-dorsal. Medem cerca de 0,15 mm no comprimento, incluindo o gnatossoma. O ciclo de ovo a adulto é aproximadamente de sete dias, com fecundidade média de 13 ovos, a temperatura média de 25°C. Populações são consideradas altas quando acima de 20 ácaros por cm² ou menos (10), dependendo do destino da produção dos citros, se mesa ou suco.

Danos: Produz manchas escurecidas (negras) nos frutos de citros, variando na intensidade de coloração em função da idade do tecido atacado, podendo estar associado com ataque de fungos (fumagina). Apresenta preferência em atacar os frutos. A redução na produção de suco dos frutos atacados pode chegar até 60%, causando prejuízos significativos a produção de suco e depreciando produto para venda de frutos de mesa. Os frutos de limão Tahiti e pomelos as manchas nos frutos são de coloração prateada. A queda precoce dos frutos e redução no tamanho destes também é observado e muito expressiva.

Importância: São consideradas a segunda mais importante praga dos citros, perdendo somente para o ácaro-da-leprose Brevipalpus phoenicis.

Ocorrência No estado de São Paulo maior produtor de citros do Brasil, o ácaro ocorre durante todo o ano, mas sua densidade populacional é maior nos meses chuvosos entre outubro a março. Pode ser também observado sobre plantas de cafeeiro, porém em menores populações, comparado com os citros, existindo a possibilidade de serem populações casuais e não de fato hospedeiras (mais estudos são necessários para confirmar como hospedeiro).

Manejo: As aplicações de produtos químicos para o combate do mesmo devem ser iniciadas quando, a população de ácaros atingir o nível de dano econômico, ou seja, 10% dos frutos com mais de 20 a 30 ácaros por cm2. Não existe relato de ácaros ou insetos predadores eficiente para esta praga.

Referência Consultada

MCCOY, C.W. Damage and control of eriophyoid mites in crops. Stylar feeding injury and control of eriophyoid mites in citrus. In. LINDQUIST, E.E., M.W.SABELIS, J. BRUIN. Eriophyoids mites-Their biology, natural enemies and control. Elsevier Amsterdam. p.513-526, 1996.

MORAES, G.J., C.H.W. FLECHTMANN. Manual de acarologia. Acarologia básica e ácaros de plantas cultivadas no Brasil. Holos Editora. Ribeirão Preto, SP. 288p, 2008.

OLIVEIRA, C.P. de. Biologia do ácaro da falsa ferrugem Phyllocoptruta oleivora (Ashm., 1879) (Acari: Eriophyidae) em citros. Tese de mestrado, Universidade Estadual de São Paulo, Botucatu, 41p, 2000.

Autores: André L. Matioli, Jéferson L. C. Mineiro, Mário E. Sato, Marcos Z. da Silva, Instituto Biológico
Email: andre.matioli@sp.gov.br

 
Publicado em: 02/05/2016
Atualizado em: 04/03/2022
Clique na imagem para ampliar
  Instituto Biológico
  Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252
  Vila Mariana - - CEP 04014-002- São Paulo - SP - Brasil
  (11) 5087-1700
                                                                                                         Número de visitas:
                                                                                                                   12.356