Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024
English version
Podridão negra (Ceratocystis paradoxa)

Autores: Josiane T. Ferrari; Jesus G. Töfoli; Ricardo J. Domingues, LDFH, CPDSV, Instituto Biológico

E-mail: ricardo.domingues@sp.gov.br

Hospedeiro: Abacaxi (Ananas comosus L. Merril)

Agente causal: Ceratocystis paradoxa (Thielaviopsis paradoxa) (De Seynes) Höhn

Etiologia: A podridão negra do fruto do abacaxi é causada pelo fungo Thielaviopsis paradoxa, em sua fase imperfeita ou assexual. Na fase sexual ou perfeita é chamado de Ceratocystis paradoxa (Dade) C. Moreau, (1952) (Ascomycetes, Microascales, família Ophiostomatacea), raramente encontrado na natureza.
A principal porta de entrada do fungo é o pedúnculo, resultante do processo da colheita. Em sua fase imperfeita, o fungo produz conidióforos em forma de clava (fiálides) geralmente pigmentados, com 3 a 4 septos, eretos, hialinos, longos e afilados. As fiálides terminais são mais largas próximas à base, onde são formados os endoconídios hialinos, cilíndricos, inicialmente em cadeias. Os aleuriosporos formam-se em cadeia, com forma elíptica, escuros de tamanhos 3 a 4 vezes maior que os conídios, sendo produzidos no interior de conidióforos curtos.

Sintomas: A contaminação pelo corte da colheita provoca o desenvolvimento de uma lesão de coloração amarela, em formato de cone, enquanto a infecção por ferimentos na superfície dos frutos resulta em uma lesão que progride em direção ao eixo central. O sintoma característico é o apodrecimento e escurecimento da polpa.

Importância econômica: É uma doença que provoca perdas em frutos de abacaxi no período entre a colheita e o processamento e pode ser responsável por prejuízos elevados, tanto em frutos para consumo in natura, quanto naqueles destinados à indústria de processamento.

Distribuição: Está presente em todas as regiões produtoras do mundo e, no Brasil, em todos os estados produtores da fruta.

Manejo da doença

- Colher os frutos com uma parte do pedúnculo (aproximadamente 3 cm);

- Evitar ferimentos na superfície dos frutos, manuseando-os com cuidado tanto na colheita quanto na pós-colheita;

- Armazenar e transportar os frutos a temperaturas entre 8 a 10°C;

- Proteger o ferimento resultante do corte na colheita com fungicidas registrados, pincelando o pedúnculo do fruto com o produto, sem esquecer de verificar o período de carência;

- Eliminar restos culturais nas proximidades das áreas onde os frutos são processados, para reduzir a fonte de inóculo- Remover as mudas tipo filhote;

- Evitar a colheita em períodos prolongados de chuva que resulta em altos percentuais de frutos infectados;

- Realizar tratamento hidrotérmico, 54º C por três minutos, que também mostra eficiência no controle da podridão negra do fruto.



Referências

CLINE, E. Ceratocystis paradoxa and Thielaviopsis thielavioides. Systematic Mycology and Microbiology Laboratory, ARS, USDA. Disponível em:

http://nt.ars-grin.gov/sbmlweb/onlineresources/nomenfactsheets/rptBuildFactSheet_onLine.cfm?thisName=Ceratocystis%20paradoxa%20and%20Thielaviopsis%20thielavioides¤tDS=specimens.

MATOS, A.P. DE. Abacaxi – Fitossanidade. Cruz das Almas: Embrapa-CNPMF. 2000. 77p. (Série Frutas do Brasil, 9). MATOS, A.P. DE. Manejo integrado da podridão-negra do fruto do abacaxizeiro. Cruz das Almas: Embrapa-CNPMF. 2005. 2p. Abacaxi em Foco, n.34.

PAULIN-MAHADY, A.E.; HARRINGTON, T.C.; MCNEW, D.L. Phylogenetic and taxonomic evaluation of 
ChalaraChalaropsis, and Thielaviopsis anamorphs associated with CeratocystisMycologia, v.94, n.1, p.62-72, 2002. Disponível: http://www.mycologia.org/cgi/content/abstract/94/1/62.

Palavras-chaves: Pineapple, Ananas comosus, Ceratocystis paradoxa

Como citar:

FERRARI, J. T.; TÖFOLI, J. G.; DOMINGUES, R.J. Pineapple (Ananas comosus): Black rot: Ceratocystis paradoxa (Thielaviopsis paradoxa) (De Seynes) Höhn. In: Instituto Biológico. Guia de Sanidade Vegetal. Available at: http://www.sica.bio.br/guiabiologico/busca_culturas_resultado_ing_ok.php?Id=40. Accessed on: month day, year

 
Publicado em: 22/03/2016
Atualizado em: 03/03/2023
Clique na imagem para ampliar
  Instituto Biológico
  Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252
  Vila Mariana - - CEP 04014-002- São Paulo - SP - Brasil
  (11) 5087-1700
                                                                                                         Número de visitas:
                                                                                                                   12.270