Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
Antracnose (Colletotrichum gloeosporioides)

Hospedeiro principal: Arundina bambusifolia (orquídea-bambu)

Agente causal: Colletotrichum gloeosporioides

Etiologia: C. gloeosporioides causa antracnose nas plantas de A. bambusifolia, causando manchas necróticas de tonalidade escura nas folhas e caules desse hospedeiro. Os conídios do patógeno podem ser disseminados pela ação dos ventos, chuva, orvalho e água de irrigação, contaminando outras plantas sadias.

Sintomas: Os sintomas iniciais da doença caracterizam-se por pequenas manchas necróticas nas folhas e caules que, com o passar do tempo, coalescem e provocam uma seca generalizada nas plantas entouceiradas. A severidade dos sintomas está relacionada com as condições de alta umidade do solo, podendo o fungo sobreviver por muitos anos no solo e nos restos culturais na forma de clamidosporos, conídios e micélio com paredes espessas.

Importância: A antracnose em orquídea-bambu foi constatada por pesquisadores do Laboratório de Micologia Fitopatológica no ano de 2008. A doença vem comumente ocorrendo nesse tipo de orquídea terrestre, bastante utilizado por paisagistas na ornamentação de jardins, tendo em vista o efeito decorativo que suas ramagens e flores proporcionam ao ambiente.

Ocorrência: touceiras de orquídea-bambu procedentes do município de Itatiba, SP, Brasil.

Manejo: O manejo da doença é realizado através da eliminação das partes afetadas para não constituírem fonte de inóculo do fungo, diminuição da irrigação, evitando-se principalmente as regas por aspersão e emprego de uma adubação equilibrada.

Referência consultada

LORENZI, H.; SOUZA, H.M. Plantas Ornamentais do Brasil: arbustivas, herbáceas e trepadeiras. 3.ed. Nova Odessa: Instituto Plantarum, 2001. 1120 p.
SUTTON, B.C. The Coelomycetes – Fungi Imperfecti with pycnidia, acervuli and stromata. Kew, Surrey: Commonwealth Mycological Institute, 1980. 696p.
WATANABE, D. Orquídeas: Manual de cultivo. São Paulo, SP – Associação orquidófila de São Paulo, 2002. 296P.

Autor: Olga Maria Ripinskas Russomanno, Instituto Biológico

 
Publicado em: 22/04/2014
Atualizado em: 21/04/2014
Clique na imagem para ampliar
  Instituto Biológico
  Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252
  Vila Mariana - - CEP 04014-002- São Paulo - SP - Brasil
  (11) 5087-1700
                                                                                                         Número de visitas:
                                                                                                                   13.452