Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
Clorose Variegada dos Citros (Xylella fastidiosa)

Hospedeiro: laranja doce (Citrus sinensis)

Etiologia: Xylella fastidiosa - bactéria fastidiosa limitada ao xilema 

Sintomas: clorose entre nervuras, lesões de cor palha (marrom claro) na face inferior (abaxial) das folhas, redução do tamanho dos frutos com enrigecimento da casca, desfolha e seca de ponteiros.

Importância: a CVC, também conhecida como amarelinho, é uma das principais doenças dos citros, causando perdas econômicas importantes devido à redução na produtividade e aos custos associados ao seu controle. A bactéria é transmitida de uma planta doente para uma sadia através de cigarrinhas (insetos que se alimentam no xilema), sendo as espécies mais importantes Oncometopia facialis, Dilobopterus costalimai, Acrogonia citrina e Bucephalogonia xanthophis. .

Ocorrência: a CVC está presente nas principais regiões produtoras de citros no Brasil, sendo os estados de SP, MG e PR os mais afetados. A doença também foi detectada no Paraguai, Argentina e Costa Rica.

Manejo: o controle da CVC está baseado no uso de mudas sadias certificadas, controle da população de cigarrinhas e poda de ramos afetados em plantas com mais de três anos. A poda de plantas mais jovens não é eficaz. Plantas severamente afetadas devem ser removidas, pois constituem fonte de inóculo da doença.

Referência consultada

FUNDECITRUS, 2009. Manual Técnico CVC – Clorose Variegada dos Citros, 12 p.
CARVALHO, M.L.V. et al. Clorose Variegada dos Citros – Etiologia e Manejo. Boletim Técnico do Instituto Biológico, n.3, p.5-13, 1996.

Autor: Ricardo Harakava, Instituto Biológico
E-mail: ricardo.harakava@sp.gov.br

 
Publicado em: 23/02/2016
Atualizado em: 21/03/2016
Clique na imagem para ampliar
  Instituto Biológico
  Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252
  Vila Mariana - - CEP 04014-002- São Paulo - SP - Brasil
  (11) 5087-1700
                                                                                                         Número de visitas:
                                                                                                                   13.144