Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024
Mancha de Cordana em bananeira (Cordana musae)

Hospedeiro: Banana (Musa spp.)

Agente Causal: Cordana musae (Zimm.) Höhnel (1923)

Sinonímia: Sclerotium musae Zimm., Scolicotrichum musae Zimm.

Sintomas: o fungo manifesta-se pela formação de manchas mais ou menos ovaladas com anéis concêntricos de cor pardo claro, que se estendem paralelas às nervuras secundárias, podendo alcançar até 6 cm, bordos definidos com halo de cor amarelo intenso. As manchas geralmente coalescem, adquirindo forma irregular, tomando quase toda a folha.

Importância econômica: É uma doença de importância secundária, geralmente associada à Sigatoka Amarela e Sigatoka Negra; no entanto, pode aparecer isolada quando a planta encontra-se sob estresse. Os danos são maiores nas folhas mais baixas e mais velhas da planta, principalmente, durante o período chuvoso.

Epidemiologia: a produção de esporos do fungo ocorre principalmente, pelo orvalho ou a chuva durante a noite. Os esporos germinam em oito horas e penetram em tecidos sadios ou lesionados. A área lesionada fica rodeada por uma margem de cor escura a amarelo. Os tecidos sadios produzem barreiras após a infecção, por isso que C. musae é considerado um parasita de ferimentos ou de tecidos debilitados nutricionalmente.

Ocorrência: generalizada nos trópicos

Manejo: Em plantações onde ocorrem as Sigatokas Amarela e Negra e o manejo dessas doenças é realizado, raramente ocorre a Mancha de Cordana. No entanto, caso ocorra, o mais recomendado é o controle das Sigatokas, tratos culturais de desfolha e adubações balanceadas.

Referência consultada

FERRARI, J.T.; NOGUEIRA, E.M. DE C. Principais doenças fúngicas da bananeira. In: Bananicultura - Manejo Fitossanitário e Aspectos Econômicos e Sociais da Cultura. São Paulo: 2013. 243 p. Cap. 3. Disponível em: http://www.biologico.sp.gov.br/livro_bananicultura.php.

STOVER, R.H. Banana plantain and abaca diseases. Commonwealth Mycological Institute, 1972. 316p.

Autor: Josiane Takassaki Ferrari, Instituto Biológico
E-mail: josiane.ferrari@sp.gov.br

 
Publicado em: 08/03/2016
Atualizado em: 08/03/2016
Clique na imagem para ampliar
  Instituto Biológico
  Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252
  Vila Mariana - - CEP 04014-002- São Paulo - SP - Brasil
  (11) 5087-1700
                                                                                                         Número de visitas:
                                                                                                                   12.260