Sexta-Feira, 29 de Março de 2024
Mancha zonada (Leandria momordicae)

Etiologia: L. momordicae produz conídios escuros quando maduros, grandes, multilobados, pluricelulares (com septos transversais e longitudinais), multiformes, subglobosos, simples em conidióforos hialinos, curtos, em forma de clava, de contorno lobado e não ramificado.

Sintomas: os sintomas iniciais surgem nas folhas mais velhas na forma de pequenos pontos de formato circular a angular, cor amarelada no centro e marrom-alaranjada nas bordas. Essas lesões passam rapidamente a necroses maiores subdivididas em pequenas áreas angulosas e esbranquiçadas. As manchas podem coalescer provocando a destruição prematura das folhas e, consequentemente, o enfraquecimento da planta. O desenvolvimento da doença é favorecido por alta temperatura e alta umidade.

Importância: a mancha zonada é considerada uma das principais doenças do chuchuzeiro na região Sudeste, sobretudo no verão e em condições de alta umidade. A doença ataca normalmente as folhas e raramente hastes e pecíolos. Economic importance:

Ocorrência: no Brasil, a doença ocorre principalmente na região sudeste.

Manejo: entre as medidas recomendadas para o manejo da antracnose destacam-se: plantio em local arejado, evitando-se áreas muito úmidas; rotação de cultura por 2 a três anos; eliminação e destruição de restos culturais; adubação equilibrada e evitar irrigações excessivas. Não existem fungicidas registrados para o controle da mancha zonada na cultura do chuchuzeiro.

Referência consultada
KUROZAWA, C. et al. (Eds.). Manual de Fitopatologia – Doenças das plantas cultivadas. 4a.ed. São Paulo: Agronômica Ceres, 2005. cap.32, v.2, p.293-302.

LOPES, J.F. (Ed.). Cultivo do Sechium edule. Brasília: Instruções Técnicas do Centro Nacional de Pesquisa de Hortaliças, 1996. 10p.

REGO, A.M.; CARRIJO, I.V. Doenças das Cucurbitáceas. In: ZAMBOLIM, L.;VALE, F.X.R.; COSTA, H. (Eds.). Controle de doenças de plantas – hortaliças. Viçosa: UFV, 2000. p.535-597.

RUIZ, J.R.D; JIMÉNEZ, J.G. (Eds.). Enfermidades de las cucurbitáceas en España. Madrid: Graficas Papallona, 1994. 155p.

ZITTER, T.A.; HOPKINS, D.L.; THOMAS, C.E. (Eds.). Compendium of cucurbit diseases. Minnesota: APS Press, 1996. 90p.

Autores: Ricardo J. Domingues; Jesus G. Tofoli, CPSV, Instituto Biológico
E-mail: ricardo.domingues@sp.gov.br

 
Publicado em: 28/03/2016
Atualizado em: 29/03/2016
Clique na imagem para ampliar
  Instituto Biológico
  Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252
  Vila Mariana - - CEP 04014-002- São Paulo - SP - Brasil
  (11) 5087-1700
                                                                                                         Número de visitas:
                                                                                                                   8.915