Sexta-Feira, 29 de Março de 2024
Bolha Seca (Verticillum fungicola)

Nome científico: Verticillum fungicola

Nome comum: Deformidade ou “bolha seca” (Dry bubble)

Importância: A bolha seca é considerada, em nível mundial, a principal doença do Agaricus bisporus.

Sintomas: variam de acordo com a fase de desenvolvimento em que o cogumelo é infectado. Quando a infecção é tardia, ou seja, aparece quando os cogumelos apresentam-se desenvolvidos ou em fase de colheita, ocorre o aparecimento de manchas escuras de tonalidade castanha, bordos irregulares e não definidos na superfície do píleo. Essas manchas são comumente pouco profundas e os tecidos situados logo abaixo da camada superficial são em aparência sadios. Podem ocorrer também rachaduras, fendilhamentos e conseqüente descascamento do estípe; sintoma indicativo de que houve invasão dos tecidos do mesmo.
Um segundo tipo de sintoma ocorre em uma fase intermediária do cultivo, quando em fase de botão, ou seja, quando começam a frutificar. Nesse caso observa-se uma espécie de estiolamento, isto é, o corpo de frutificação não mais se desenvolve e adquire uma coloração amarelada.
Finalmente, o terceiro tipo de sintoma é indicativo de infecções precoces e mais severas e que significa uma pesada contaminação do composto ou do solo de cobertura. A sintomatologia é característica e bem mais marcante. Neste caso, como o micélio do Agaricus está se desenvolvendo no composto e o parasita apresentando a sua fase vegetativa bem desenvolvida, ambos os micélios se entrelaçam. Quando o Agaricus frutifica, dá origem a corpos de frutificação totalmente deformados. Comumente não há diferenciação entre o estípe e o píleo formando uma massa disforme.

A fonte primária de infecção mais comum é o solo de cobertura contaminado e também a presença de grande número de esporos de Verticillium na atmosfera ao redor dos galpões de cultivo.

Manejo: a esterilização do solo é, portanto, indispensável para um bom programa de controle. O grau de infecção dentro das casas de cultivo pode ser significativamente reduzido pelo controle apropriado da temperatura, da umidade e da ventilação. Os esporos presentes na atmosfera e que se depositam na superfície dos cogumelos, deixam de germinar se esta for mantida seca. Assim, antes das regas, a temperatura pode ser reduzida ligeiramente e novamente elevada para facilitar a evaporação da água. Infelizmente, as condições sob as quais se desenvolvem os nossos cultivos não permitem um controle efetivo das condições ambientais.

Referência consultada

AMARAL, J.F. DO Doenças concorrentes na cultura do cogumelo comestível. Biológico, v.30, p.299-301, 1964.
COUTINHO, L.N. Suscetibilidade de Agaricus campestris L. em diferentes fases de seu desenvolvimento ao fungo Verticillium sp. Summa Phytopathol., v.14, p.66, 1988.
COUTINHO, L.N. Doenças fúngicas e fungos competidores de cogumelos comestíveis do gênero Agaricus. Arq. Inst. Biol., São Paulo, SP, v.61, n.1, p.17-21, 1999.
COUTINHO, L.N.; Azevedo, J.L. Verticillium fungicola (Preuss.) Hassebrauk (V.malthousei Ware), agente causal da “bolha seca”, principal doença do cogumelo comestível (Agaricus bisporus) (Lange) Sing. no Estado de São Paulo Fitopatol. Bras., v.16 p.42-43, 1991.
COUTINHO, L.; KM, Y.S.; FIGUEIREDO, M.B. Levantamento de fungos causadores de doenças e competidores em cultura do cogumelo comestível (Agaricus campestris L.) Fitopatol. Bras., v.12, p.123, 1987.
COUTINHO, L.N., AZEVEDO, J.L., FIGUEIREDO, M.B. Variabilidade e patogenicidade do Verticillium causador da doença em cogumelos comestíveis (Agaricus bisporus) no Estado de São Paulo, Arq.Inst.Biol. São Paulo, SP, v.63 (1) p. 61-78, 1996.
FIGUEIREDO, M.B. & MUCCI, E.S.F. Doenças e pragas do cogumelo comestível (Agaricus campestris L. ex. Fr.) In: ENCONTRO NACIONAL DE COGUMELOS COMESTÍVEIS 1., 1985, Mogi das Cruzes, SP. Anais. São Paulo, Instituto de Botânica, 1985. 140p.
HASSEBRAUK, K. Pilzliche Parasiten der Getreidoroste. Phytopath. Z., v.9, p.513-516, 1936.
MUCCI, E.S.F. & FIGUEIREDO, M.B. Levantamento das doenças e competidores do cogumelo comestível no Estado de São Paulo. Summa Phytopathol., v.7, p.8,1981.

Autor: Leila Nakati Coutinho, Instituto Biológico

 
Publicado em: 24/03/2016
Atualizado em: 06/04/2016
Clique na imagem para ampliar
  Instituto Biológico
  Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252
  Vila Mariana - - CEP 04014-002- São Paulo - SP - Brasil
  (11) 5087-1700
                                                                                                         Número de visitas:
                                                                                                                   8.893