Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
Ácaro predador (Paracheyletia sp.)

Descrição: Paracheyletia sp. (Acari: Cheyletidae)

Ovos - são alongados e amarelados, com aproximadamente 0,13 mm. A fêmea produz uma fina e delicada teia utilizada para envolver seus ovos. O período de ovo dura de quatro a nove dias.

Larva - apresenta três pares de pernas, e comprimento aproximado de 0,16 mm. Ao emergir possui coloração amarela clara, que gradativamente muda á medida que se alimenta. Esta fase dura de quatro a sete dias.

Protoninfa e deutoninfa: apresenta quatro pares de pernas. As fases diferem entre si apenas em relação ao seu tamanho, sendo a fase de protoninfa menor (0,19 mm) que a de deutoninfa (0,29 mm). A fase de protoninfa dura de quatro a sete dias, e a de deutoninfa de cinco a sete dias.

Adulto: a fêmea mede aproximadamente de 0,4 mm de comprimento. Possui coloração rósea a vermelho, dependendo do tipo de alimentação. No dorso do corpo apresenta uma linha transversal mediana branca. O macho é menor que a fêmea.

Importância e modo de predação: são predadores generalistas de artrópodes, inclusive ácaros. São predadores que apresentam pouca movimentação, e que por esse fato, utilizam-se de diversas táticas para a captura da sua presa. Tem sido documentado predação em ácaros das famílias Tetranychidae e Tenuipalpidae por ácaros do gênero Paracheyletia sp. São encontrados sobre diversas plantas hospedeiras, incluindo citros e café.

Táticas de predação: esses ácaros apresentam comportamento predatório de emboscada, entretanto muito pouco se sabe a respeito desta tática utilizada na busca e captura de suas presas. Em estudos realizados no Laboratório de Acarologia do Instituto Biológico, em Campinas-SP, verificou-se que uma das estratégias utilizada por Paracheyletia sp. para a captura de suas presas é a utilização da teia. A teia produzida por esses predador apresenta algum tipo de substância adesiva, tornando-a pegajosa. O predador aguarda a aproximação da presa e utiliza a teia para aprisionar o organismo alvo. As presas capturadas são consumidas ou deixadas para serem consumidas posteriormente, à semelhança da maioria dos aracnídeos.

Controle biológico: em estudos realizados no Instituto Biológico, para avaliar o potencial de predação de Paracheyletia sp., tendo como presas os ácaros Tetranychus urticae e Brevipalpus phoenicis em diferentes fases de desenvolvimento, observou-se que para T. urticae o predador consumiu em média 1,94 ácaro/dia na fase de protoninfa e 1,0 adulto/dia. Para B. phoenicis os valores médios de consumo de protoninfa e adultos foram de 0,95 e 3,38 ácaros/dia, respectivamente. Ovos dos ácaros fitófagos não foram consaumidos. Com relação à postura, na presença de T. urticae, o predador depositou em média 0,74 ovo/dia e para B. phoenicis, a oviposição foi de 1,45 ovo/dia, sugerindo que B. phoenicis é mais favorável à sua reprodução.

Referência consultada

MUMA, M.H. 1964. Cheyletidae (Acarina: Trombidiformes) associated with citrus in Florida. The Florida Entemologist 47 (4): 230-253. KANAVEL, R.F.; SELHIME, A.G. 1967. Biological Studies on Paracheyletia bakeri (Acarina: Cheyletidae). The Florida Entemologist,50 (2): 107-113.

SILVA, M.Z. DA; SATO M.E; MATIOLI, A.L. 2011. Aspecto comportamental de Paracheyletia sp. (Acari: Cheyletidae) na predação de Brevipalpus phoenicis (Acari: Tenuipalpidae). Simpósio Brasileiro de Acarologia, 3, Resumos.

STOCCO, R.S.M. et al.2011. Potencial de predação e capacidade de oviposição de Paracheyletia sp. (Acari: Cheyletidae) em diferentes fases de desenvolvimento de Tetranychus urticae Koch e Brevipalpus phoenicis (Geijskes) (Acari: Tetranychidae, Tenuipalpidae). Simpósio Brasileiro de Acarologia, 3, Resumos.

Autores: Marcos Zatti da Silva, Mário Eidi Sato, Roberto Lomba Nicastro, André Luís Matioli, Instituto Biológico
E-mail: makdsil@ig.com.br

 
Publicado em: 21/03/2016
Atualizado em: 21/03/2016
Clique na imagem para ampliar
  Instituto Biológico
  Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252
  Vila Mariana - - CEP 04014-002- São Paulo - SP - Brasil
  (11) 5087-1700
                                                                                                         Número de visitas:
                                                                                                                   13.294