Sexta-Feira, 29 de Março de 2024
Ácaro predador (Typhodromalus limonicus)

Ácaro predador - Typhodromalus limonicus

Sinonímias:
Amblyseius limonicus Garman and McGregor, 1956
Amblyseius (Amblyseius) limonicus (Garman and McGregor)
Amblyseius (Typhlodromalus) limonicus (Garman and McGregor)
Typhlodromus (Amblyseius) limonicus (Garman and McGregor)
Typhlodromus limonicus (Garman and McGregor)

Descrição: Typhlodromalus limonicus (Garman & McGregor) (Acari: Phytoseiidae) A duração do período de desenvolvimento do ácaro foi analisada com temperatura de 28°C, 61% UR e 14 h de fotofase.
Ovos – São ovalados e translúcidos, com aproximadamente 0,260 mm. São depositados isoladamente ou em grupos. A duração deste período é de 1,8 dias.
Larva – A larva é incolor e translúcida, com três pares de pernas e de tamanho aproximadamente igual ao do ovo. Este estágio de desenvolvimento não necessariamente precisa se alimentar para mudança de ínstar. A duração é de 0,77 dias.
Protoninfa e deutoninfa – Possuem quatro pares de pernas. As fases de protoninfa e deutoninfa diferem entre si somente pelo tamanho. A coloração muda gradativamente à medida que se alimenta. A duração é de 1,75 e 1,27 dias, respectivamente.
Adulto – A fêmea mede cerca de 0,35 mm de comprimento. Possui coloração variada, amarelo, vermelho, branco. O macho é menor e com o opistossoma levemente afilado. A longevidade das fêmeas é de 16,63 dias e o número total de ovos depositados em torno de 31,9 no período de 9,43 dias. Para os machos, a longevidade é de 15,14 dias. A razão sexual é 4,29 fêmeas para 3,29 machos.

Caracterização O ácaro Typhodromalus limonicus é encontrado em diversas culturas como café, pepino, mamão, morango, mandioca, dentre outras.
 
Distribuição: América Central e do Sul: Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Honduras, Guatemala, México, Nicarágua; America do Norte, Austrália e Nova Zelândia.

Importância e Recomendação: Esse predador pode ser um importante inimigo natural de ácaro-rajado, tripes e mosca-branca. Foi constatado que este ácaro tem a capacidade de consumir 126,1 ovos; 33,3 formas imaturas e 17,9 adultos de T. urticae, e ovipositar 20 ovos em um período de 6 dias, sobre folhas de morango. Ainda são poucos os estudos com esse predador, havendo necessidade de mais pesquisas para recomendação de uso desse fitoseídeo, visando ao controle de ácaros-praga no Brasil.

Referência consultada
FERLA N.J.; MARCHETTI, M.M.; GONÇALVES, D. 2007. Ácaros predadores (Acari) associados à cultura do morango (Fragaria sp., Rosaceae) e plantas próximas no Estado do Rio Grande do Sul. Biota Neotropica 7 (2), 103-110.

NICASTRO, R.L.; V. ARTHUR, V.; SATO, M.E, SILVA, M.Z. DA; MENDONÇA, M.J.; B. VERONEZ. 2011. Atividade predatória de Typhlodromalus limonicus (Garman & McGregor) (Acari: Phytoseiidae) em diferentes fases de desenvolvimento de Tetranychus urticae Koch (Acari: Tetranychidae) em laboratório. III Simpósio Brasileiro de Acarologia. Resumos.

VAN HOUTEN, Y.M.; ROTHE, J.; BOLCKMANS, K.J.F. 2008. The generalist predator Typhlodromalus limonicus (Acari: Phytoseiidae): a potential biological control agent of thrips and whiteflies. IOBC WPRS BULLETIN 32, 237-240.

Autores: Roberto Lomba Nicastro, Mário Eidi Sato, Marcos Zatti da Silva, André Luís, Matioli, Jeferson Luiz de Carvalho Mineiro, Instituto Biológico
E-mail: mario.sato@sp.gov.br

 
Publicado em: 23/04/2014
Atualizado em: 08/06/2021
Clique na imagem para ampliar
  Instituto Biológico
  Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252
  Vila Mariana - - CEP 04014-002- São Paulo - SP - Brasil
  (11) 5087-1700
                                                                                                         Número de visitas:
                                                                                                                   8.905